Podcasts musicais
 

O podcast nasceu e se popularizou entre a Inglaterra e os Estados Unidos no início dos anos 2000. Pra quem não é familiarizado, a forma mais simples de definir esse formato é como um conteúdo em áudio, similar a um programa de rádio, mas distribuído pela internet e disponível pra download ou streaming online a qualquer momento.

No Brasil, os podcasts nunca estiveram tão em alta. Antes considerada como mídia de nicho, hoje a “podosfera” nacional está cada vez mais diversa e colaborativa. Com uma breve busca em apps como Spotify, iTunes ou Google Podcasts é possível achar especialistas debatendo sobre política, filosofia, humor, esporte, medicina… e, claro, música!

Selecionamos e listamos abaixo alguns dos programas mais legais produzidos no Brasil sobre a nossa arte preferida. Nós garantimos que a sua próxima viagem de ônibus vai ser muito mais divertida!

1. Rádiofobia Classics

A Rádiofobia é uma das maiores produtoras de conteúdo em áudio do país. Dentro dela, o podcaster Leo Lopes criou o Classics, espaço para relembrar biografias dos maiores nomes da música mundial, do início da carreira até o legado final. Pra você ter uma ideia, alguns dos episódios mais recentes foram sobre Tears For Fears e Janis Joplin. Tá bom ou quer mais?

Periodicidade: mensal. Duração média de cada episódio: 2 horas e 30 minutos. Saiba mais no site oficial.

2. Troca o Disco

Nesse portal, João Paulo e Henrique Machado produzem podcasts e conteúdos em vídeo para apaixonados por música, mas sempre através de uma conversa descontraída, meio “papo de boteco”. Além de entrevistas e especiais sobre história do rock, os episódios tratam de temas variados como instrumentos curiosos, álbuns polêmicos e a formação de supergrupos.

Periodicidade: mensal. Duração média de cada episódio: 1 hora e 30 minutos. Saiba mais no site oficial.

3. NÓIZ com Emicida

Como se não bastasse ser um dos maiores rappers brasileiros da atualidade, Emicida tem diversos projetos na televisão e na internet pra discutir música. Um deles é esse podcast, que ele apresenta ao lado do humorista e jornalista Ronald Rios e que ganha uma versão em vídeo para o YouTube. Ao longo dos episódios, muito bem produzidos, ele já recebeu outros rappers como Drik Barbosa e Kamau.

Periodicidade: mensal. Duração média de cada episódio: 1 hora e 15 minutos. Ouça no Spotify.

4. DrummerCast

Parte do blog Clube do Baterista, esse podcast comandado pelo músico Felipe Barbosa recebe outros artistas pra falar sobre tudo que envolve a vida dos percussionistas. No catálogo, temas como a história da bateria no jazz, percussão para pessoas com deficiência e até como utilizar a internet para impulsionar a sua carreira com as baquetas.

Periodicidade: quinzenal. Duração média de cada episódio: Uma hora. Ouça no site oficial.

5. Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!

É claro que o nosso não poderia ficar de fora! As notícias que publicamos aqui diariamente são debatidas mais a fundo por Rafael Teixeira e a equipe do site, buscando entender as tendências pro futuro da música no Brasil e no mundo. Também há episódios especiais sobre grandes nomes da MPB e os documentários do “Melodias Narradas”, série de reportagens com especialistas em formato storytelling.

Periodicidade: quinzenal. Duração média de cada episódio: 1 hora e 30 minutos. Pra ouvir, acesse “podcast” no menu superior aqui do site ou procure por nós no Spotify ou seu app preferido.

6. StageCast

Esse é mais voltado para o mercado da música, muito importante pra quem quer fazer carreira nesse meio. O especialista em marketing musical Lucas Xavier explica estratégias de posicionamento artístico, técnicas de comunicação e os melhores caminhos pra planejar e alavancar uma carreira. No catálogo, há “aulas” de como montar um home studio e até como organizar um curso de música online.

Periodicidade: mensal. Duração média de cada episódio: 45 minutos. Ouça no site oficial.

7. Fermata

Leo Oliveira é um operador de som e produtor de conteúdo apaixonado por música. O podcast dele (e mais três colegas muito bem-humorados), o Fermata, tem como proposta falar sobre todos os estilos musicais de uma forma livre e sem preconceitos. Os episódios passam por temas como a Tropicália, as melhores e piores versões da música brasileira e até karaokê.

Periodicidade: quinzenal. Duração média de cada episódio: duas horas. Saiba mais no site oficial.

8. Rock com Vina

A Rock com Vina é uma produtora de conteúdo de Curitiba que há anos busca dar visibilidade para a cena do rock autoral do sul do país, principalmente os artistas independentes. No podcast, a equipe do portal entrevista artistas locais pra falar de seus lançamentos, além de discutir caminhos pra popularizar o rock novamente no país.

Sem periodicidade. Duração média de cada episódio: 40 minutos. Ouça no site oficial.

Bônus: Travessia

Esse, infelizmente, não está mais em atividade desde o fim de 2017. O Travessia foi um dos primeiros podcasts a falar de música no Brasil, com foco justamente na produção nacional. Sempre com muita sensibilidade, o programa apresentado por Caio e Fernando Vives trazia listas de canções da MPB com uma determinada temática, como época, sentimentos e festivais. Também há no catálogo especiais sobre grandes nomes como Adoniran Barbosa, Milton Nascimento e Chico Buarque.

Periodicidade: encerrado. Duração média de cada episódio: 1 hora e 15 minutos. Saiba mais no site oficial.

Também vale citar alguns programas que não entraram na nossa lista porque misturam música com outros papos, como variedades, crônicas cotidianas, história e até filosofia. Procurem pelo Kativero, Um Milkshake Chamado Wanda e A Verdade É Que Sei Lá.