O tempo passa e as pessoas mudam seus gostos, e ainda bem que é assim, não é mesmo?

Pois nós separamos hoje por aqui dez artistas e bandas que se consagraram com músicas populares de diversos estilos, seja do próprio Pop, do Pop/Rock ou até da Música Eletrônica, e resgatamos os inícios de suas carreiras, bem diferentes do que eles fazem atualmente.

Tem banda que nasceu no Funk Metal e foi para o Reggae, banda que fazia Punk Rock dos mais agressivos e se consolidou com baladas de trilhas sonoras e outros que realizaram transações mais suaves, mas não menos impactantes.

Você pode ver a nossa lista logo abaixo. Divirta-se!

 

Gwen Stefani

Gwen Stefani voltará a ser jurada do The Voice

A cantora que desde 2004 lança discos em formato solo ficou conhecida no mundo todo por conta do No Doubt, uma das bandas mais interessantes dos anos 90, que misturava punk rock, reggae e ska em suas canções.

 

Maroon 5

Adam Levine, do Maroon 5

Quem vê o Maroon 5 hoje em dia e seu vocalista Adam Levine participando de canções do pop e do hip hop por conta da sonoridade da banda pode nem saber das origens do grupo.

Tudo começou no grupo Kara’s Flowers, que tinha Adam Levine, Jesse Carmichael, Michael Madden e Ryan Dusick, e lançou um disco em 1997 chamado The Fourth World.

O álbum foi produzido por Rob Cavallo, conhecido por trabalhar com nomes como Green Day, Linkin Park, Paramore e mais, e foi justamente ele quem os convidou para lançar o disco pelo selo Reprise, que faz parte da Warner.

A sonoridade da banda tinha origens no grunge, era voltada ao rock alternativo e adaptou traços do britpop, e o single “Soap Disco” acabou não dando muito certo, o que encerrou o contrato dos caras com a gravadora.

Entre idas, vindas, rejeições e um quase fim, o grupo acabou gravando uma série de demos já com a sonoridade mais voltada ao pop e ela acabou caindo nos ouvidos certos da Columbia Records. O resto é história.

 

Sugar Ray

Sugar Ray

Em 1997 a banda Sugar Ray explodiu no mundo todo com o single “Fly”, que misturava elementos do reggae com a música pop.

Acontece que no início da carreira o grupo era conhecido por gêneros bem diferentes, como o Funk Metal.

 

Goo Goo Dolls

Goo Goo Dolls

Muita gente ficou conhecendo o Goo Goo Dolls por conta do mega hit “Iris”, lançado em 1998.

O que boa parte dessas pessoas não sabe é que a banda já fazia barulho há muito tempo, e seu primeiro disco lançado em um longínquo ano de 1987 é repleto de petardos do mais puro Punk Rock.

 

Daft Punk

Foto: Divulgação

O mundo inteiro conhece a dupla Daft Punk como um nome da música eletrônica hoje em dia, mas lá no início da carreira não era bem assim.

Guy-Manuel de Homem-Cristo e Thomas Bangalter se conheceram em 1987 e formaram uma banda chamada Darlin’ com Laurent Brancowitz.

A canção foi batizada como uma das canções do Beach Boys e o Darlin’ era um grupo de baixo, guitarra e bateria.

 

Skrillex

From First To Last

Outro caso clássico da música eletrônica é o de Skrillex.

Por trás da alcunha de um dos DJs mais famosos do planeta está Sonny John Moore, que antes de embarcar para esse caminho era conhecido como vocalista da banda emo From First To Last, com quem lançou dois discos em 2004 e 2006.

 

The Bee Gees

Bee Gees

Hoje em dia os Bee Gees são conhecidos principalmente por conta do sucesso nos anos 70 e 80 através de hits que caracterizaram a época de ouro da disco music.

No início da carreira, porém, a sonoridade da banda era bastante diferente e se aproximava de artistas como os Beatles, com folk misturado ao rock psicodélico e vocais marcantes.

Uma prova disso é “I Was a Lover, A Leader of Men”, do disco The Bee Gees Sing And Play 14 Barry Gibb Songs, de 1965.

 

Billy Idol

Billy Idol em Portugal (2012)
Foto via Shutterstock

Ok, tudo bem, Billy Idol pode não ser exatamente um artista pop, mas os hits pelos quais ele ficou mais conhecido no mundo todo têm muita afinidade com esse universo.

Canções como “White Wedding”, “Dancing With Myself” e principalmente “Eyes Without a Face” são baseadas na new wave com uma forte carga pop e não lembram nem um pouco a banda que catapultou Idol ao mundo com o Punk Rock do Generation X.

 

Michael Bolton

Michael Bolton nos Anos 90
Foto de Michael Bolton via Shutterstock

Ao final dos anos 80 e início dos anos 90 Michael Bolton tornou-se símbolo de baladas pop/rock daquelas das mais grudentas.

Acontece que no início da carreira ele era um cara do rock, imerso principalmente em subgêneros como o hard rock/blues-rock e o heavy metal, tanto nas atividades solo (ainda com o nome Michael Bolotin) como na banda Blackjack.

 

The Go-Go’s

The Go Go's no programa de Jimmy Kimmel

A banda norte-americana The Go-Go’s é mais uma que tem as suas origens no Punk, com uma de suas fundadoras, Belinda Carlisle, tendo feito parte do lendário Germs como baterista.

Após sair da banda que também contou com nomes como Pat Smear, ela fundou o grupo ao lado de três outras mulheres e o Go-Go’s rapidamente tornou-se parte da cena Punk de Los Angeles.

Logo após a fundação e os primeiros shows, porém, a influência da new wave acabou falando mais alto e o grupo rapidamente absorveu seus elementos, tornando-se muito mais orientado ao pop-rock do que à agressividade das suas origens.