MC Fioti em entrevista ao G1
Foto: Reprodução / G1

Sem sombra de dúvidas, o ex-ajudante de pedreiro Leandro Aparecido Ferreira, mais conhecido como MC Fioti, fez seu nome em 2017. Ele foi o responsável pelo funk “Bum Bum Tam Tam“, uma das músicas mais tocadas no Brasil este ano.

Tudo nasceu na verdade há bastante tempo, mais especificamente no século XVIII, com Sebastian Bach. A flauta ouvida na música, como vocês já devem saber, veio de “Partita em Lá Menor”. Essa notícia com certeza deve ter despertado algumas dúvidas sobre o processo criativo da música. Por que Bach? Como surgiu a ideia de colocar uma batida em cima de um som clássico? De onde surgiu a letra?

Em entrevista ao G1, Fioti contou detalhadamente como “Bum Bum Tam Tam”, o funk mais ouvido da história do YouTube, nasceu.

Só um gravador de celular e a criatividade

Tudo começou no dia 14 de Fevereiro, quando, no fim do dia, Fioti, ex-ajudante de pedreiro, começou a trabalhar naquilo que o tornaria famoso no Brasil inteiro.

Eu comecei a pesquisar alguns tipos de flauta. Comecei a pesquisar algumas coisas antigas. E nisso eu achei a flautinha do Sebastian Bach. Eu baixei e fiz um primeiro sample. Mixei a flauta. Não tinha voz e nem nada.

O MC se impressionou com o tema, e começou a andar por sua casa, com a flauta de Bach tocando sempre ao fundo, pensando no que acrescentaria a isso. Daí surgiram a batida e, posteriormente, a letra da canção, que foi gravada com o seu aparelho celular, sem a ajuda de um microfone profissional de estúdio.

Fioti ainda conta que os ruídos de sua sala estão na gravação original da música. O MC até teve a oportunidade de gravar novamente, agora em um estúdio com aparelhos profissionais, mas alegou que a música “perderia sua essência”. Mesmo assim, é essa a versão que acumula mais de 500 milhões de visualizações no YouTube hoje.

Recentemente, a canção ganhou um remix com Future, J Balvin, Stefflon Don e Juan Magan. Você pode conferir a entrevista e o remix nos players abaixo.

https://www.facebook.com/240801296089491/videos/888200088016272/?hc_ref=ARS9iQLP5D6NsYlRXxj5_aizUBTbPcPQe_imVuN9dSenTkCqJqp52YtouKboIdI-LfE

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!