Pessimismo? Billy Corgan acha que a música não consegue mais mudar o mundo

"O que é uma espécie de tragédia, na real"

Billy Corgan

Através de um vídeo de perguntas e respostas no Facebook do Smashing Pumpkins, o músico Billy Corgan comentou sua descrença de que a música possa voltar a mudar o mundo.

Confira o trecho transcrito via Alternative Nation e traduzido logo abaixo:

Eu acho que eu estou mais positivo com onde eu estou, eu aceito a derrota, e aceito coisas que eu não gosto com mais elegância. Mas eu também acreditava muito mais, nos meus 20 anos, no poder da música de mudar o mundo, e eu não necessariamente compartilho esse mesmo pensamento, o que é uma espécie de tragédia, na real.

Você pode relacionar isso com os meus próprios problemas de ego, de que eu não acredito que sou capaz de mudar o mundo, mas eu olho ao redor e eu não vejo mais muitas pessoas mudando o mundo com música, eu vejo um monte de gente gravando a trilha sonora para o apocalipse, e uma espécie estranha de festival Illuminati.

E a parte positiva disso é que, eu acho que os seres humanos, num ato de auto-preservação, gravitam para as coisas que eles acham que vão fazê-los se sentirem melhor, ou mais esperançosos, ou mais ‘justos’. Então se a música não fizer isso para a maioria atualmente — eu tento não criticar a música popular porque acaba soando como uma reclamação contra uma geração particular, e eu não quero dizer isso. Eu só não vejo a mesma relação musical no mundo.

Quero dizer, eu cresci, e no tempo em que eu descobri quem eram os Beatles, eles já haviam terminado. Mas o fato de que existiu um Beatles, e que aquelas coisas acontecem, e que as pessoas ainda falam sobre isso de uma certa maneira, e nós ainda conversamos sobre eles em uma determinada maneira, é difícil apagar essa memória e comparar isso com esse lance do ‘festival Illuminati’.

Caso interesse, você pode assistir o vídeo na íntegra (em inglês) logo abaixo.

Live Q&A on #ThirtyDays. Ask questions about your favorite episodes, moments or songs played on this trip. Share to get your questions answered

Posted by The Smashing Pumpkins on Monday, February 6, 2017

Compartilhar

Comentários