Billy Corgan, do Smashing Pumpkins

Através de um vídeo de perguntas e respostas no Facebook do Smashing Pumpkins, o músico Billy Corgan comentou sua descrença de que a música possa voltar a mudar o mundo.

Confira o trecho transcrito via Alternative Nation e traduzido logo abaixo:

Eu acho que eu estou mais positivo com onde eu estou, eu aceito a derrota, e aceito coisas que eu não gosto com mais elegância. Mas eu também acreditava muito mais, nos meus 20 anos, no poder da música de mudar o mundo, e eu não necessariamente compartilho esse mesmo pensamento, o que é uma espécie de tragédia, na real.

Você pode relacionar isso com os meus próprios problemas de ego, de que eu não acredito que sou capaz de mudar o mundo, mas eu olho ao redor e eu não vejo mais muitas pessoas mudando o mundo com música, eu vejo um monte de gente gravando a trilha sonora para o apocalipse, e uma espécie estranha de festival Illuminati.

E a parte positiva disso é que, eu acho que os seres humanos, num ato de auto-preservação, gravitam para as coisas que eles acham que vão fazê-los se sentirem melhor, ou mais esperançosos, ou mais ‘justos’. Então se a música não fizer isso para a maioria atualmente — eu tento não criticar a música popular porque acaba soando como uma reclamação contra uma geração particular, e eu não quero dizer isso. Eu só não vejo a mesma relação musical no mundo.

Quero dizer, eu cresci, e no tempo em que eu descobri quem eram os Beatles, eles já haviam terminado. Mas o fato de que existiu um Beatles, e que aquelas coisas acontecem, e que as pessoas ainda falam sobre isso de uma certa maneira, e nós ainda conversamos sobre eles em uma determinada maneira, é difícil apagar essa memória e comparar isso com esse lance do ‘festival Illuminati’.

Caso interesse, você pode assistir o vídeo na íntegra (em inglês) logo abaixo.

https://www.facebook.com/smashingpumpkins/videos/10155099807042642/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!