E 2016 fez mais uma vítima: Allan Williams, o primeiro empresário dos Beatles, morreu aos 86 anos em Liverpool.

Em 1958, Williams inaugurou um coffee bar em Liverpool chamado The Jacaranda, onde conheceu John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Stuart Stucliffe, e de primeira, não teve muita fé no quarteto.

“Eu achava que os Beatles eram uns vagabundos” disse ele em seu livro, The Man Who Gave Away the Beatles, ainda não traduzido para o português.

Williams diz que um dia Lennon comentou sobre tocar no “The Jac”, como era conhecido seu bar, após ouvir uma conversa de Williams com Larry Parnes sobre começarem a abrir o espaço para bandas. Como a banda não tinha um baterista fixo, chamaram Tommy Moore, um músico da região, e incluíram várias músicas de Chuck Berry em seus ensaios, até seu primeiro show, no Grosvenor Ballroom.

Na época ainda tinham outro nome: Silver Beatles, sugestão de Brian Casser, da banda Cassanovas.

Naquele dia, os Beatles receberam 10 libras, ou 12 dólares pelo show. Williams disse que recebeu apenas 1 libra de comissão. Ele ainda contratou os Beatles, desesperados por dinheiro, para pintar o banheiro feminino do The Jacaranda.

Com isso, Williams começou a ajudar os Beatles a conseguir outros shows, incluindo uma pequena turnê na Escócia com Johnny Gentle, mas ele e a banda brigaram depois que o grupo conseguiu um bom contrato com o Top Ten Club em Hamburgo, e se recusou a pagar a comissão que Williams achava que deveria receber. Esse desentendimento foi o começo do fim da parceria entre ele e os caras.

Quando o grupo voltou para Liverpool, com Pete Best na bateria, chamaram atenção de Brian Epstein, que cuidava de uma loja de discos da cidade. Epstein disse a Williams que gostaria de empresariar os Beatles, e Williams o contou sobre o problema com as comissões e de como eles (os músicos) eram imprevisíveis.

Mas Epstein tinha um bom pressentimento sobre o que conseguiria alcançar com a banda e resolveu arriscar. E o resultado o mundo todo já conhece.

A morte de Williams é a segunda partida recente de pessoas envolvidas com os Beatles. Sam Leach, que também ajudou a banda no começo da carreira, morreu no ultimo dia 21 de dezembro.

As causas da morte de Williams ainda não foram divulgadas. Que descanse em paz.

 

 

   
 
Compartilhar