The Beatles
Foto: Spotify

27 anos depois, os Beatles voltam a lançar uma música inédita.

Muito antecipada, “Now and Then” acabou de ser disponibilizada e marca um retorno triunfal para o quarteto mais famoso da história, com John LennonPaul McCartneyGeorge HarrisonRingo Starr participando da música.

A canção é a primeira a aumentar o catálogo dos Fab Four depois que “Free as a Bird” e “Real Love” foram lançadas respectivamente em 1995 e 1996 a partir de demos deixadas por John Lennon. “Now and Then” tem a mesma origem e passa a ocupar oficialmente o posto de última música dos Beatles.

A canção tem uma atmosfera saudosista, além de um clima de balada, com John Lennon liderando os vocais e sendo acompanhado pelos seus colegas de banda, que trabalharam em suas partes recentemente.

Paul McCartney e Ringo Starr revisitaram a faixa em 2022 após o diretor Peter Jackson usar tecnologias empregadas no documentário Get Back para isolar a voz de Lennon e deixá-la cristalina.

A banda já havia trabalhado em partes da canção com George Harrison em 1995, seis anos antes dele nos deixar, mas não havia ficado feliz com o resultado final da época.

Você pode ouvir “Now And Then” logo abaixo. Ao final da matéria, pode assistir a um documentário que conta com depoimentos de Paul McCartney, Peter Jackson e mais sobre todo o processo de gravação.

Continua após o vídeo

Nova música dos Beatles foi feita com IA?

Uma das maiores dúvidas dos fãs é se houve uso de Inteligência Artificial na criação da música nova dos Beatles, e a resposta é mais complexa do que parece.

Ao anunciar a nova canção, Paul McCartney apontou que só foi possível resgatá-la graças à tecnologia de IA, que permitiu que o grupo completasse as demos de Lennon e as gravações de violão deixadas por George Harrison, todas retiradas das sessões originais de meados dos anos 90 com o produtor Jeff Lynne.

O recurso, então, foi usado apenas para que fosse possível isolar e melhorar o vocal de Lennon — ou seja, trata-se da mesma técnica de mixagem usada por Peter Jackson no documentário de 2021 The Beatles: Get Back, e não de uma recriação da voz de John com a tecnologia.

Sendo assim, não é como se os vocais da nova canção dos Beatles tivessem sido criados por máquinas. A tecnologia avançada apenas foi empregada para isolar perfeitamente uma gravação analógica deixada por Lennon que tinha ruídos e outros elementos.

O que disseram Paul McCartney e Ringo Starr sobre a nova música

Em entrevista à Radio Times, Ringo Starr comentou que “Now and Then” é “o mais próximo que chegaremos” de ter o falecido John Lennon de volta. Em tom emocionado, o baterista ainda falou sobre o processo de gravação da música, como te contamos nesta matéria.

Já Paul McCartney, falando inclusive sobre a questão do uso de IA, declarou:

Nós tínhamos a voz do John e um piano e [pudemos] separá-los graças à IA. Eles falam pra máquina, ‘Essa é a voz. Esse é o violão. Remova o violão’. Então quando viemos para fazer o que seria a última gravação dos Beatles, foi uma demo que o John tinha [e] nós conseguimos pegar a voz do John e purificá-la através dessa IA. Aí podemos mixar a gravação, como você faz normalmente. Então meio que te dá um espaço pra trabalhar.

Ele ainda finalizou dizendo que “é tudo real” e garantiu que “todos nós tocamos nela”, e você pode conferir o resultado de tudo isso ao final da matéria!

Documentário e clipe de “Now and Then”

Vale lembrar que ontem (1) os Beatles ainda lançaram um pequeno documentário de making of de “Now and Then”, chamado Now and Then – The Last Beatles Song. Você pode assisti-lo na íntegra logo após o player com a música inédita!

Em tempo, amanhã (3) os fãs vão ser presenteados com um clipe da nova canção, feito por ninguém menos que Peter Jackson.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!