led-zeppelin

O Led Zeppelin perdeu a “primeira batalha” de um processo movido contra a banda pela família de Randy Craig Wolfe, membro fundador da banda Spirit, que acusa o grupo de “Stairway To Heaven” ter sido um plágio.

Acontecendo nos Estados Unidos, mais precisamente na Pensilvânia, os advogados do Led Zeppelin pediram para que o processo fosse movido para outro lugar, já que os membros da banda moram na Inglaterra e não têm quaisquer ligações com a Pensilvânia.

Apesar disso, um juiz americano chamado Juan Sánchez não permitiu que o processo fosse transferido e, pelo menos por enquanto, ainda vai continuar transitando em solo dos EUA.

A banda pode recorrer dessa primeira decisão.

Plágio?

A canção que teria sido a “inspiração” para um dos maiores hits da história do rock’n’roll é a instrumental “Taurus”, do Spirit.

Você pode comparar logo abaixo. A parte mais parecida entre as canções começa na marca de 1:40 de “Taurus”.

http://www.youtube.com/watch?v=9Q7Vr3yQYWQ

Plágio 2?

Essa não é a primeira vez que o Led Zeppelin é acusado de plágio.

Outro de seus grandes hits, “Whole Lotta Love”, traz letras e partes inspiradas em “You Need Love”, composta por Willie Dixon e gravada pela lenda Muddy Waters.

Apesar de lançar a canção originalmente sem os créditos, a banda fez um acerto depois com seus autores.

Músicas muito parecidas

Veja nossas duas listas com músicas que são muito parecidas clicando aqui e aqui.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!