Dave Grohl fala sobre ser diretor de um filme

Dave Grohl fala sobre ser diretor de um filme

Em uma entrevista para a BBC News, Dave Grohl falou sobre como surgiu a ideia de gravar um documentário (que deveria ser apenas um curta) sobre o Sound City, estúdio em Los Angeles que fechou em 2011 e que fez muita gente importante do mundo da música que gravou por lá (nomes como Red Hot Chili Peppers, Johnny Cash, Neil Young, Metallica e Rage Against the Machine, entre muitos outros) e  ficar realmente muito #chatiado.

O filme apenas aconteceu, explica Grohl na entrevista, da qual você pode ver um trecho no vídeo abaixo. Foi um lugar muito especial para mim, por que foi onde o Nirvana gravou o NervemindNo filme nós dizemos: ‘Era o lugar onde homens de verdade iam para fazer música’ – Onde músicos iam fazer o álbum e arrebentar. Você ia para conseguir o som natural, e é onde a mágica acontecia.

Para fazer o filme, Grohl convenceu vários artistas que gravaram seus álbuns no estúdio a ajudá-lo. Há uma estória em cada álbum clássico que foi gravado por trás daquelas portas, e se não fossem pelas pessoas que mantiveram aquelas salas vivas, talvez metade de nós não teríamos ido lá. Nenhum outro lugar teria permitido ao Nirvana a gravar um álbum com o som cru da forma que foi. E sem aquele som eu acho que não estaria aqui hoje.

Sobre a emoção que aquele lugar transmite, ele simplesmente menciona, apaixonado: Eu considero aquele estúdio, e especialmente seu equipamento de mixagem, tão importante para mim quanto as bandas em que estive, e quando foi fechado eu fiquei de arrasado. Tinha decidido fazer um curta como uma homenagem, então se transformou em um filme, e agora estamos aqui. Eu nunca, nunca imaginei que seria diretor de um filme. Mas foi divertido.

Para reunir os artistas que ele gostaria que fizessem parte do filme, não houve muita dificuldade também. De Paul McCartneyCorey Taylor, Dave só precisou fazer um convite simples: Hey cara, vamos tocar? E todos eles concordaram! Porque todos os músicos são iguais, todos têm a mesma energia, é como era com o Nirvana. Nós éramos crianças sem lugar para ir, mas nós tínhamos todas essas músicas e todos estes sonhos, então nós os jogamos na traseira de uma van e começamos a dirigir.

Para finalizar, Grohl falou sobre o objetivo do filme: inspirar pessoas. Eu queria que todos no filme inspirassem outros. Eu não quero que crianças fiquem confusas e pensem que se tem que ir para a faculdade para estudar música. Você simplesmente pode ir à uma loja de guitarras antigas, comprar o maior pedaço de porcaria e então escrever uma linda música e se tornar uma das maiores bandas do mundo. Estas coisas podem acontecer. Isto é o que mais queria do Sound City, inspirar a próxima geração.

Sound City fez sua estreia no festival de filme de Sundance em Utah, está disponível para download desde 1º de Fevereiro aqui e será lançado em DVD no dia 12 de Março.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!