Festival Giro Conecta leva encontros potentes ao verão de Salvador
Crédito: @blackrec.av

Salvador foi palco de encontros potentes promovidos pelo Festival Giro Conecta entre os dias 15 e 18 de janeiro.

O evento, que aconteceu no pátio do Palácio da Aclamação, espaço histórico da capital baiana, reuniu artistas brasileiros com nomes de destaque da música africana e latino-americana, movimentando as noites do verão baiano.

O TMDQA! esteve em dois dias do festival e acompanhou de perto o entusiasmo do público com as apresentações de Jota.pê, que dividiu palco com a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade na sexta-feira (16), e a reunião de Larissa Luz, Tássia Reis e RDD, que receberam a cantora colombiana Goyo, no sábado (17).

No primeiro dia do evento, realizado em 15 de janeiro, o palco foi comandado por Magary Lord que se apresentou junto com o angolano Yuri da Cunha, e o último dia do festival contou com Chico César e Aguidavi do Jêje que receberam o cabo-verdiano Mario Lucio.

A seguir, te contamos com mais detalhes como foram as apresentações dos dias 16 e 17 do Festival Giro Conecta

Festival Giro Conecta: da sensibilidade de Jota.pê ao show eletrizante de Larissa Luz e Tássia Reis

Na sexta-feira (16), Jota.pê, que tem se destacado como um dos grandes nomes da atual cena da MPB, apresentou um show encantador, ao lado de uma talentosíssima banda.

Com ingressos esgotados, Jota foi aclamado pelos fãs do início ao fim enquanto passava por diversas fases de sua carreira, apresentando desde seu single de 2020 “Garoa” até faixas como “Arriadin por Tu” e “Beija Flor”, que integram seu projeto mais recente, Dominguinho, lançado em parceria com João Gomes e Mestrinho.

Canções do seu premiado disco solo, Se o Meu Peito Fosse o Mundo também não ficaram de fora. O cantor, dono de uma voz marcante, foi acompanhado pelo coro do público ao apresentar canções como “Ouro Marrom”, definida por Jota.pê no show como “uma das músicas mais importantes” de sua vida, “Quem É Juão” e sua belíssima versão de “A Ordem Natural Das Coisas” de Emicida.

Em determinado momento do show, Jota.pê convocou para o palco a incrível cantora cabo-verdiana Mayra Andrade, que foi recebida com muito carinho pelo público baiano e apresentou alguns dos seus maiores sucessos como “Afeto” e “Manga”. A cantora ainda voltou ao final do show para encerrar a performance ao lado de Jota.

Continua após o post

No sábado (17), o Festival Giro Conecta foi dominado por um show eletrizante, que foi uma verdadeira celebração à cultura negra.

Isso porque, Larissa Luz e Tássia Reis, acompanhadas pelas mixagens de RDD e uma banda sensacional, cantaram além das músicas de suas discografias, clássicos de outros grandes artistas brasileiros.

Após uma abertura interpretando o sucesso “Zé do Caroço” de Leci Brandão, as artistas ainda mostraram toda a potência de seus vocais com versões de “Você Me Vira A Cabeça (Me Tira Do Sério)”, da Alcione e “Onda” do saudoso Cassiano.

Um momento de destaque da performance foi a participação especial da colombiana Goyo, que se juntou às artistas para uma releitura fenomenal de “Sonho Meu”, sucesso composto por Dona Ivone Lara em parceria com Délcio Carvalho em 1978, com direito à versos em espanhol cantados por Goyo.

A estreia do Festival Giro Conecta provou que Salvador está de braços abertos para receber e celebrar as conexões entre a África e a América Latina através da música, reafirmando sua tradição como local de encontros e trocas culturais.

Vida longa ao Festival Giro Conecta!