
Dedicado à música experimental, à vanguarda e às poéticas do som, o Festival Novas Frequências celebra sua 15ª edição de forma original e reafirmando seu papel como um dos eventos mais vitais da América Latina. Criado em 2011 no Rio de Janeiro, o aniversário é marcado por um line-up que explora campos da música e uma grande novidade: sua expansão para São Paulo – mesmo diante da ausência de patrocínio.
Contando com 28 atrações e todas as formas de arte, a 15ª edição do Novas Frequências será a mais internacional desde 2019. Na capital carioca, o evento acontece dos dias 3 a 7 de dezembro, enquanto na capital paulista, desembarca dos dias 8 a 13 do mesmo mês.
Continua após o post
Introspecção, Caos e Fusões Transnacionais
O line-up reflete a ampla latitude de linguagens cultivadas pelo NF, transitando da música ambiente meditativa ao ruído extremo.
No eixo da música ambiente e composição eletroacústica, o festival traz nomes de peso como as canadenses Kara-Lis Coverdale e Sarah Davachi, conhecidas por expandir as fronteiras da harmonia e do tempo. As duas se apresentam tanto no Rio (Solar de Botafogo, 5/12) quanto em São Paulo (Teatro Cultura Artística, 8/12). Ao lado delas, a mexicana Concepción Huerta leva sua prática multidisciplinar, que articula tensões entre silêncio e ruído.
Abraçando o peso e o caos, a banda norte-americana de noise Wolf Eyes retorna ao país após 11 anos de sua última passagem, ao lado dos japoneses do Birushanah – que fundem doom metal com escalas tradicionais. Reforçando o rock nacional, o encontro avassalador entre TEST & Deafkids e a banda paraibana Papangu acontece no Circo Voador – fundindo a força rítmica nordestina com black metal e rock progressivo.
Continua após o vídeo
Além disso, nomes como Metá Metá – que acaba de passar pelo Tiny Desk Brasil -, Los Thuthanaka, Marina Mello e muito mais se apresentarão no eixo RJ-SP, prometendo uma celebração artística forte e original.
Ocupação de Espaços e Desafio da Produção
O diretor e curador, Chico Dub, salientou o contexto de realização do evento sem patrocínio, refletindo sobre o espaço cada vez menor para o novo e o experimental na “cultura dos números”. Ele reforça que a aposta no risco e na invenção “nunca foi tão urgente” em um mundo saturado por fórmulas.
No Rio, o NF ocupará espaços como o Solar Grandjean de Montigny (PUC-RJ), Casa Firjan, Parque Lage e outros. Em SP, o SESC Avenida Paulista, Teatro Cultura Artística e Central Técnica Chico Giacchieri serão palcos da estreia do festival em terras paulistas.
Continua após o vídeo
Programação Paralela e Ingressos
O festival será precedido por eventos de aquecimento, incluindo:
- A instalação sonora inédita “SAIPOTU SOCIPOTU” do artista Craca na Casa Firjan, de 23 de outubro a 7 de dezembro.
- A exposição fotográfica “No Raiar da Noite”, que mapeia dez anos da cena independente de festas de música eletrônica do Rio e São Paulo, com imagens de Ivi Maiga Bugrimenko e Ivan Nishitani. A abertura será no Solar Grandjean de Montigny no dia 14/11, com apresentações de ØB§CÜRE e Quimera b2b Pessanha.
Os ingressos para as diferentes datas e locais já estão disponíveis. Não perca a chance, acesse aqui para mais informações!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR
Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!