
Nesta segunda-feira (27), a conta oficial do The White Stripes publicou um vídeo de uma banda tocando o clássico “Seven Nation Army” nas ruas de Teerã, capital do Irã, com uma multidão ao redor.
A gravação original foi feita pelo jornalista Afshin Ismaeli e depois replicada por Jack White e tantos outros que vêm usando o vídeo como forma de protesto, principalmente contra o uso obrigatório do hijab, o traje escuro que cobre as cabeças das mulheres da região.
Confira o vídeo publicado pelo White Stripes ao final da matéria!
Hit do The White Stripes foi executado nas ruas do Irã em meio a protestos
Inclusive, há mulheres que aparecem nas imagens sem hijabs, provavelmente em solidariedade com a causa e como forma de lembrar da morte de Mahsa Amini, que supostamente violou a lei. Nos comentários da postagem, um usuário da rede social explicou:
“Olá, pessoal, sou iraniano. Este vídeo foi realmente gravado nas ruas de Teerã. Por mais de cinco décadas, as pessoas aqui lutam contra um grupo que nos foi imposto — eles dizem nos representar, mas não representam. Eles não pertencem à nossa cultura, aos nossos valores ou à nossa história. Ainda estamos lutando para libertar nosso país desse regime cruel e trazer de volta o verdadeiro espírito do Irã.”
Embora o atual presidente Masoud Pezeshkian tenha afirmado que flexibilizaria a aplicação da lei do hijab obrigatório, o Conselho de Direitos Humanos da ONU relatou em março passado que o Irã “continua a intensificar os esforços para restringir os direitos de mulheres e meninas”.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!