Johnny Ramone tocando com os Ramones em 1978
Foto de Johnny Ramone via Shutterstock

No mercado da música, muitos artistas já escreveram suas autobiografias depois de estabelecerem suas carreiras na indústria e contagiarem o público com tantos singles e discos que alcançaram diferentes gerações.

Na cena do Punk Rock, como apontou o portal Punk N’ Coffee, um deles foi Johnny Ramone, guitarrista dos Ramones conhecido por seu estilo agressivo e minimalista que revolucionou a forma de tocar guitarra, utilizando acordes rápidos e repetitivos, marca registrada do subgênero.

Ao lado de seus companheiros de banda, Johnny, que escreveu Commando: a autobiografia de Johnny Ramone, ajudou a definir a estética e a atitude do Punk nova-iorquino, influenciando gerações de músicos com sua postura direta e rebelde.

Já no cenário Punk mais ligado ao feminismo e à experimentação artística, destacaram-se figuras como Kim Gordon, do Sonic Youth, e Kathleen Hanna, do Bikini Kill, que também tiveram seus trabalhos destacados na publicação.

Kim, que rompeu barreiras de gênero na música alternativa, foi responsável pelo livro A Garota da Banda, enquanto Kathleen, voz fundamental do movimento Riot Grrrl nos anos 1990, escreveu Rebel Girl: My Life as a Punk Feminist.

Conheça mais sobre essas e outras carreiras que marcaram o Punk Rock mundial logo abaixo!

5 excelentes autobiografias para fãs de Punk Rock

Commando: a autobiografia de Johnny Ramone

Uma obra direta e sem rodeios, assim como o próprio guitarrista dos Ramones. Publicada postumamente em 2012, a autobiografia oferece um relato sincero e, por vezes, ríspido da vida de Johnny Ramone, desde sua infância difícil até o sucesso com a banda que ajudou a moldar o Punk Rock.

No products found.

Rebel Girl: My Life as a Feminist Punk

Autobiografia de Kathleen Hanna, vocalista da banda Bikini Kill e uma das principais figuras do movimento Riot Grrrl nos anos 1990, “Rebel Girl: My Life as a Feminist Punk” narra sua trajetória pessoal e artística, revelando os desafios enfrentados como mulher no cenário Punk e sua luta por igualdade de gênero através da música e ativismo.

No products found.

Get in the Van: On the Road with Black Flag

Autobiografia de Henry Rollins, vocalista da icônica banda de Punk Hardcore Black Flag, o livro foi publicado em 1994 reunindo trechos de diários que o cantor escreveu durante os anos em que esteve no grupo, entre 1981 e 1986.

A obra oferece um relato cru e intenso da vida na estrada, marcada por violência nos shows, pobreza extrema, alienação e tensões constantes, tanto com o público quanto entre os membros da banda.

No products found.

A Garota da Banda: Uma Autobiografia

Autobiografia de Kim Gordon, fundadora, baixista e vocalista da influente grupo de Rock alternativo Sonic Youth, “A Garota da Banda” compartilha memórias de sua infância, sua trajetória na cena artística e musical de Nova York e os desafios de ser mulher em um ambiente predominantemente masculino.

No livro, Kim também fala sobre seu relacionamento com Thurston Moore, parceiro na banda e na vida pessoal, abordando a separação dos dois com franqueza.

No products found.

My Damage: The Story of a Punk Rock Survivor

“My Damage: The Story of a Punk Rock Survivor” é a autobiografia de Keith Morris, vocalista das bandas de Punk Black Flag, Circle Jerks e OFF!. No livro, Morris narra sua trajetória desde a infância rebelde na Califórnia até se tornar uma figura central na cena Punk de Los Angeles.

No products found.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!