
Em 2026, o governo irlandês irá implementar uma ação para apoiar financeiramente os artistas de seu país. Após ter colocado em prática uma versão piloto do programa Renda Básica para as Artes (BIA) em 2022, as autoridades aprovaram o plano de tornar permanente a iniciativa que apoiará 2.200 artistas, trabalhadores criativos e músicos (via Mixmag).
O objetivo original do programa era “resolver a instabilidade financeira enfrentada por muitos que trabalham nas artes”, incentivando que os artistas solicitassem um subsídio semanal.
Aqueles que participarem da nova ação, que foi garantida pelo Ministro da Cultura Patrick O’Donovan, irão receber €325 por semana – cerca de R$2064,53 na cotação atual – pagamentos mensais. Os elegíveis poderão se inscrever a partir de setembro de 2026.
Artistas da Irlanda irão receber renda básica do governo
O novo projeto irá fornecer apoio contínuo aos artistas após um “grupo de controle” ter sido analisado durante a versão piloto para que as autoridades conseguissem descobrir como a doação impactou os participantes. Muitos deles relataram redução do estresse financeiro e aumento do tempo gasto em trabalho criativo.
Apesar de ter sido planejado inicialmente para apoiar 2000 artistas, a RTE aponta que o esquema consegue ajudar outros 200 se conseguirem fundos adicionais, e o projeto poderia crescer ainda mais nos próximos anos.
O pagamento é tributável, e os impostos pagos dependem de circunstâncias individuais e também funcionarão separadamente dos pagamentos de assistência social. Segundo O’Donovan, o projeto é “invejado por todo o mundo e uma conquista tremenda para a Irlanda”.
Irlanda teve crise na indústria de entretenimento antes de programa de apoio
Vale apontar que um novo estudo da Give Us The Night compartilhado em julho deste ano revelou que o número de casas noturnas ativas na Irlanda caiu de 522 para 83 num período de 25 anos.
O documento apontou um declínio de 84% no número de locais de vida noturna no país desde 2000, citando o aumento de bares abertos até tarde com entrada gratuita, leis desatualizadas e outras pressões financeiras.
Agora, com o programa de apoio, há uma expectativa de que a indústria do entretenimento retome números mais positivos. A gente fica na torcida para que a iniciativa dê certo e que o modelo possa ser implementado em outros países!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR
Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!