Homem tocando violão
Foto de homem tocando violão via Shutterstock

A partir da semana que vem, o governo irlandês colocará em prática uma ação para apoiar financeiramente os artistas de seu país que foram atingidos pelos efeitos da pandemia.

Segundo a NME, o esquema piloto indica que cerca de 2 mil artistas, atores e músicos vão receber uma renda básica de 325 euros (cerca de 1.700 reais na cotação atual) por semana. Os músicos poderão solicitar os fundos a partir da próxima terça-feira, 12 de Abril.

O projeto foi descrito pelo governo irlandês como “uma iniciativa transformadora para as artes e a prática criativa”.

O chefe de governo da República da Irlanda, Micheál Martin, apontou que apesar do período de dificuldade enfrentado pelos artistas durante a pandemia, “neste momento de maior desafio, sua produção nunca foi tão valorizada”.

Ele ainda destacou a importância de investir “naquilo que nos sustenta” e acrescentou:

Sem a dedicação dos artistas à sua prática, seríamos muito mais pobres como povo, e é disso que trata o esquema piloto de renda básica, o reconhecimento do tempo gasto na prática criativa.

Artistas na Irlanda recebem apoio do governo

A ação que apoia o setor cultural foi a principal recomendação que saiu do relatório da Força-Tarefa de Recuperação das Artes e Cultura, lançado pela ministra das Artes, Catherine Martin, em 2020.

De acordo com o Irish Times, Martin acredita que o esquema seja um “divisor de águas” para as artes e disse que as pessoas “se apoiaram no trabalho de artistas em tempos de necessidade”, principalmente durante a pandemia da COVID-19. Ela acrescentou:

São as artes que nos ajudarão a entender o que aconteceu e nos ajudar a moldar o futuro.

Até o momento, os artistas do Reino Unido ainda não receberam nenhuma ajuda semelhante.

A NME relata que em Novembro a instituição de caridade britânica Help Musicians informou que um em cada três músicos ainda não ganha nada desde que as restrições do COVID-19 foram suspensas no ano passado.

Eles apontaram que quase nove em cada dez músicos estavam ganhando menos de mil libras por mês (cerca de 6.217,24 reais), e 22% estavam pensando em desistir da música. A instituição de caridade também disse que 83% dos músicos profissionais não conseguiram encontrar trabalho regular.

Brasil e a desvalorização da Cultura

Enquanto isso, no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro vetou nesta semana a a Lei Paulo Gustavo, projeto que iria garantir um repasse de R$3,86 bilhões para combater os efeitos da pandemia no setor cultural, saiba mais aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!