Bruce Dickinson em show do Iron Maiden em São Paulo
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Antes de vir ao Brasil para fazer um dos shows mais elogiados do The Town 2025 até agora, Bruce Dickinson explicou em entrevista à rádio 94.9 e 104.5 The Pick, de Idaho, nos Estados Unidos, por que sua carreira solo é mais pesada do que a música do Iron Maiden.

O cantor, na conversa, disse que usa afinações mais baixas e menos harmonias de guitarra no material que não faz parte de sua banda, destacando ainda que o peso total não combina com “o tipo de paisagem sonora” que o fundador, baixista e principal compositor do Maiden, Steve Harris, gosta.

Além disso, Dickinson observou que a escrita de Harris tem mais influência do Rock progressivo, embora ele também inclua de vez em quando elementos do gênero em suas canções (via Loudersound):

“Eu não tinha uma ideia clara do que estava fazendo… Eu simplesmente me sentia perdido. O Maiden, estilisticamente, obviamente, tem muita influência do Steve em tudo. E embora às vezes seja pesado, às vezes é progressivo e coisas assim. Então, comigo, às vezes sigo o caminho do progressivo, mas adoro esse tipo de desafinação esmagadora… Quer dizer, há muito peso no ar agora, do qual o Maiden realmente não tira vantagem, porque não tenho certeza se necessariamente se encaixa no tipo de ambiente sonoro que o Steve gosta. É como ter um pintor com uma paleta ilimitada. Você corre o risco, é claro, de se dispersar um pouco, mas é um risco que vale a pena correr, porque você supostamente é um artista.”

Vale lembrar que Bruce Dickinson lançou seu sétimo álbum solo, The Mandrake Project, no ano passado pela BMG, e você pode ouvir o disco ao final da matéria para fazer sua comparação!

Vocalista do Iron Maiden fez show no The Town

Atração do palco Skyline no primeiro domingo (7) de The Town 2025, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, Bruce fez um show elogiadíssimo com direito a clássicos como “Tears of the Dragon” e até uma palhinha de Iron Maiden, cantando “Flash of the Blade” na íntegra e um trecho de “Revelations”.

Você pode ver mais abaixo alguns momentos do show!