
O Radiohead pode ter anunciado seu retorno aos palcos nesta semana e empolgado seus fãs, mas nem tudo são flores no atual momento da banda.
Nesta quinta-feira (4), ativistas da campanha Boycott Divest Sanction (BDS) pediram que as pessoas não compareçam à próxima turnê do grupo liderado por Thom Yorke pelo Reino Unido e Europa, os acusando de “silêncio e cumplicidade” em relação ao genocídio israelense contra os palestinos em Gaza.
Em publicação que você confere ao final da matéria, a associação Palestinian Campaign for the Academic & Cultural Boycott of Israel (PACBI) usou uma montagem com todos os integrantes do Radiohead e escreveu na legenda, citando especificamente o guitarrista Jonny Greenwood:
“Mesmo enquanto o genocídio de Israel contra os palestinos em Gaza atinge sua fase mais recente, brutal e depravada de fome induzida, o Radiohead continua com seu silêncio cúmplice, enquanto um membro cruza repetidamente nossa linha de piquete, apresentando-se a uma curta distância de carro de um genocídio transmitido ao vivo, ao lado de um artista israelense que entretém as forças israelenses genocidas. Os palestinos reiteram nosso apelo ao boicote aos shows do Radiohead, incluindo sua suposta turnê, até que o grupo se distancie de forma convincente, no mínimo, da travessia pacífica de Jonny Greenwood em nossa linha de piquete durante o genocídio de Israel contra os palestinos em Gaza.”
Radiohead é acusado de não se manifestar em favor da Palestina na guerra
Segundo a MixMag, o vocalista Thom Yorke também foi criticado por ativistas pró-Palestina após confrontar um manifestante que o incentivou a expressar sua oposição ao genocídio durante um show na Austrália no ano passado e, aparentemente, não ter tido reação do cantor.
Você deixaria de ir ao show de retorno do Radiohead em quase uma década?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!