Equipes brasileira e estadunidense do Tiny Desk
Divulgação

É oficial: o aclamado Tiny Desk Concert, projeto musical criado em 2008 nos Estados Unidos pela NPR (National Public Radio) e um verdadeiro fenômeno global na internet, ganhará sua aguardada versão oficial 100% brasileira. A iniciativa é liderada pela Anonymous Content Brazil, responsável pelo licenciamento e produção, em parceria com o YouTube Brasil, que cuidará da promoção e distribuição do conteúdo.

Com 17 anos de história e mais de 3,5 bilhões de visualizações em seu canal no YouTube, o Tiny Desk já apresentou mais de mil shows de grandes nomes da música mundial. Artistas como Milton Nascimento, Mac Miller, Wet Leg, Seu Jorge e Liniker já participaram do formato, que, como o nome sugere, acontece em um ambiente intimista ao redor de uma pequena mesa de escritório.

Continua após o vídeo

Sobre o Tiny Desk Brasil

A filosofia do projeto é colocar a música em primeiro lugar, com performances muito mais puras e autênticas que as dos grandes concertos. Para isso, regras simples e claras são seguidas para inspirar a criatividade: a voz não é amplificada no ambiente, e o espaço pequeno une os músicos, estimulando arranjos mais criativos. O objetivo é capturar a energia real de uma performance ao vivo, valorizando a essência da música em seu estado mais natural.

A escolha do Brasil para sediar uma versão própria não é por acaso. O país já é o segundo que mais assiste ao projeto original no mundo – o que demonstra a forte conexão do público brasileiro com o formato. Bárbara Teixeira, CEO da Anonymous Content Brazil, destaca:

“Ver alguns dos grandes nomes da música em apresentações cruas, muito mais próximas e conectadas com a audiência, é o que o torna tão especial e marca seu sucesso internacional.”

Seguindo a proposta original, as gravações da versão brasileira serão realizadas ao vivo e com público presente, diretamente do escritório do Google em São Paulo. A curadoria dos artistas será um trabalho conjunto entre as equipes da Anonymous Content Brazil e da Amabis – com o crivo artístico final da própria NPR – garantindo a manutenção da qualidade e excelência musical que são marcas registradas do projeto.

Continua após o vídeo

“O YouTube se consolidou como o epicentro da cultura e a música tem papel fundamental nessa dinâmica”, revela Sandra Jimenez, diretora de Parcerias de Música para o YouTube na América Latina e US-Latin. “Estamos animados para amplificar as vozes da nossa rica cena musical e proporcionar aos espectadores brasileiros e globais uma experiência única.”

O lançamento consolida a importância do cenário musical brasileiro no palco mundial, tornando o Brasil apenas o terceiro país do mundo a ter uma versão própria do Tiny Desk fora dos Estados Unidos, seguindo os passos de Japão e Coreia do Sul.

O planejamento para o primeiro ano engloba a realização de duas temporadas, cada uma com cinco apresentações. O processo de produção já está em andamento, com as filmagens programadas para iniciar neste mês de setembro e a estreia prevista para outubro, em um canal exclusivo no YouTube: @TinyDeskBrasil.