
Foi lançada nesta quinta-feira, 28, a faixa “Nosso Caso”, que marca a primeira colaboração entre Clara Buarque e Tom Veloso. O single sai pelo selo Alá Comunicação, com produção de Moreno Veloso, irmão de Tom, e marca um encontro entre as diferentes gerações das famílias mais influentes da música brasileira.
Escrita por Tom Veloso e Matheus Gonçalves, a canção foi escolhida por Clara e marca um ponto interessante em sua trajetória, que tem tudo pra ser ascendente. “Nosso Caso” é um som romântico, suave, daqueles que se encaixam naturalmente na tradição da MPB sem buscar grandiosidade. “A melodia não saiu da minha cabeça desde a primeira vez que ouvi, e a letra me tocou também. Ela é simples e linda”, conta Clara.
A cantora imprime delicadeza e frescor à interpretação, enquanto Tom acrescenta densidade com seu timbre marcante e maduro. O arranjo reforça essa atmosfera leve, costurando o agogô de raiz africana ao som do acordeon, tão presente na música nordestina, e revelando um diálogo simples, mas cheio de camadas culturais.
A artista, que vem de uma família onde a música é presença constante, desta vez assumiu papel ainda mais ativo no processo criativo. “Foi a primeira vez que realmente pude dar pitaco e participar ativamente em algum som que fiz, então foi muito especial”, revela. A intérprete acompanhou de perto todas as etapas, da estrutura da música às divisões de letra e arranjos vocais. “Participei de cada detalhe, dei minhas ideias e opiniões… Até gravei um xequerê e estou muito orgulhosa do resultado!”, comemora.
O próprio Tom reforça a sintonia:
“As melodias dos meus parceiros me levam a esse lugar de falar de amor. Quando Clarinha gravou, bateu de uma forma especial. Mostrei a letra ao meu pai [Caetano Veloso], que achou muito bonita”.
O resultado é uma faixa gostosa de ouvir, que não carrega o peso da obra de Chico Buarque ou a inventividade rítmica que é Carlinhos Brown. É justamente aí que está sua força: Clara não tenta reproduzir legados, mas começa a desenhar, aos poucos, sua própria assinatura musical, com uma MPB contemporânea, mais intimista, cotidiana e afetiva.
Música como herança
Filha de Carlinhos Brown e Helena Buarque, Clara carrega uma trajetória artística marcada pela convivência com alguns dos maiores nomes da música brasileira. Neta de Chico Buarque e Marieta Severo, Clara já dividiu o palco com Toquinho, parceiro histórico de seu avô e indissociável da evolução da música brasileira, em clássicos como “Samba de Orly”. A canção, composta em 1970 durante o exílio de Chico na Itália, nasceu em plena vigência do AI-5 e se consolidou como um hino de resistência contra a ditadura militar. Mais do que uma parceria entre amigos, a obra simboliza um momento em que a música assumia papel político fundamental.
Aos 26 anos, a intérprete soma pouco mais de 4,2 mil ouvintes mensais e ainda tem um repertório enxuto. Entre as canções já lançadas está o clássico “Canto de Xangô”, gravado ao lado de Mariana de Moraes, neta de Vinícius de Moraes. Outras colaborações incluem o paulistano Felipe El, na canção “Bloco do Prazer”, de um projeto que homenageia Moraes Moreira, pelo selo Candyall Music, de Carlinhos Brown. Carioca radicada em Salvador, Clara também construiu trajetória como atriz, com participações em séries e novelas da televisão brasileira.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!