
O Pearl Jam é uma das bandas mais influentes do Rock, principalmente após deixar uma marca inconfundível no movimento Grunge durante a década de 1990.
Desde o lançamento do seu emblemático disco de estreia, Ten, o grupo liderado por Eddie Vedder se tornou responsável pela popularização do rock alternativo no mainstream, e se destacou com sua sonoridade inovadora, reunindo a força do pós-punk com a grandiosidade do rock clássico.
Mas, para chegar nesse som que continua atraindo uma legião de fãs e lotando estádios, a banda de Seattle foi colocando em prática o que aprendeu com suas principais referências da música, que vão desde clássicos do The Who e Led Zeppelin até inspirações de bandas menos conhecidas, como o influente Mudhoney.
Na Apple Music, é possível ver uma playlist com bandas e artistas que foram influentes para o Pearl Jam. Destacamos abaixo 10 inspirações que foram incluídas, mas você pode ouvir a playlist completa aqui!
As 10 maiores influências do Pearl Jam
1 – The Who
A banda britânica de Roger Daltrey e Pete Townshend foi uma das grandes inspirações do Pearl Jam, especialmente para Eddie Vedder, que se tornou um grande fã do grupo na adolescência. É possível perceber o efeito dessa influência principalmente no sexto disco de estúdio do Pearl Jam, Binaural (2000).
Na introdução da faixa de abertura do disco, “Breakerfall”, a banda usa um riff de guitarra semelhante à música “I Can See for Miles”, lançada pelo The Who no álbum The Who Sell Out (1967). Depois, na faixa “Soon Forget”, que conta com Vedder tocando ukulele, há um trecho que foi descrito por Eddie como “30 segundos de plágio” por conta de sua forte proximidade com a música “Blue, Red and Grey”, do disco The Who by Numbers (1975).
Vale lembrar que, além de tudo isso, o clássico “Baba O’Riley” é tocado constantemente pelo Pearl Jam em seus shows ao vivo. Influência inquestionável!
2 – Bob Dylan
É raro encontrar artistas veteranos que não tenham mencionado Bob Dylan como uma das maiores influências musicais de sua vida, e com o Pearl Jam não foi diferente.
O grupo de Seattle já demonstrou diversas vezes sua admiração por Dylan, inclusive com Vedder e sua banda fazendo covers de inúmeras músicas do ídolo do Folk Rock como “Masters of War”, “Girl From The North Country” e mais.
Além disso, é perceptível a influência de Bob nas letras do PJ, com a banda frequentemetne abordando questões sociais e contando histórias que refletem injustiças e provocam empatia.
3 – Tom Petty
Eddie Vedder criou uma amizade verdadeira com Tom Petty e sempre demonstrou admiração e respeito pelo influente músico norte-americano. O vocalista do Pearl Jam chegou a apresentar com frequências covers da canção “Room at the Top”, e inclusive mais recentemente se uniu a Post Malone para uma versão de “I Won’t Back Down”.
Além disso, Vedder comentou com Bruce Springsteen certa vez sobre como sua música “Long Way”, do disco solo Earthling (2022), apresentava acordes que eram usados em muitas obras do saudoso Tom Petty.
4 – Led Zeppelin
Em relação ao Led Zeppelin, podemos dizer que a influência da banda liderada por Robert Plant e Jimmy Page surge por conta da bagagem musical dos guitarristas Mike McCready e Stone Gossard.
De acordo com o baixista Jeff Ament, Gossard é um dos maiores fãs de Page e “sempre compôs com uma abordagem meio que ligada ao Led Zeppelin”, o que pode ser visto até recentemente em algumas obras do disco Gigaton (2020).
Além disso, McCready já apontou que o single de 1998 “Given to Fly” foi fortemente inspirado no sucesso “Going to California”, do Led Zeppelin.
5 – Mudhoney
De acordo com Eddie Vedder, a banda Mudhoney é uma das melhores de Seattle e não recebeu a atenção que deveria. Nome influente no movimento grunge, a banda acabou ganhando destaque apenas na cena underground, sem alcançar o mainstream, mas se tornou referência para uma série de gigantes.
O trabalho de maior repercussão do grupo foi Piece of Cake, de 1992, mas boa parte da discografia do Mudhoney foi lançada pela Sub Pop, talvez a gravadora de maior destaque do movimento grunge e que ganhou status de lendária.
6 – Iggy & The Stooges
Iggy Pop se tornou um dos nomes mais influentes na indústria musical por ter marcado o Rock com o The Stooges. A banda formada no final dos anos 60 é considerada uma das precursoras do Punk, sendo sempre enaltecida como símbolo do som batizado como “Proto-Punk” e lembrada por suas performances desconstruídas e explosivas.
A influência de Iggy & The Stooges na discografia do Pearl Jam se manifesta especialmente no disco Vitalogy, lançado em 1994 quando a banda estava no auge de sua popularidade. No terceiro disco de estúdio, o PJ apontou novas direções para além do Grunge, passando a explorar mais o Punk e o Hardcore.
7 – Neil Young
O lendário Neil Young não recebeu o apelido de “Padrinho do Grunge” por acaso. Em seu disco ao vivo Rust Never Sleeps, de 1979, o músico veterano apresentou guitarras distorcidas que influenciaram a geração que surgiria nos anos 80, que também teve obras do punk rock e do heavy metal como inspiração.
Eddie Vedder foi responsável por fazer o discurso de indução de Young no Hall da Fama do Rock em 1995, mas antes disso o Pearl Jam já havia apresentado junto com Neil uma versão poderosa do sucesso “Rockin’ in The Free World”, que é outra presença constante nos shows do PJ.
“Neil Young nos ensinou muito como banda sobre dignidade, compromisso e a responsabilidade dos shows”, declarou Vedder em seu discurso na época. Em 1995, aliás, os membros do PJ ainda se uniram a Young para a gravação do disco Mirror Ball.
8 – Pixies
A verdade é que, além das influências óbvias de grandes lendas do rock e do metal, o movimento grunge também teve como referência direta bandas que surgiram antes da explosão do sub-gênero, como Sonic Youth, Goo Goo Dolls e Pixies.
O grupo de rock alternativo já foi inclusive citado por Eddie Vedder na sua lista de discos favoritos. Ao falar sobre Surfer Rosa, o vocalista do Pearl Jam apontou que, quando Black Francis soltava sua voz, “coisas estranhas aconteciam”.
“Não parecia tão rebelde, mas simplesmente livre, no sentido de que ele conseguia fazer sons como ‘aie! aie! aie!’ e ainda assim transmitir sua mensagem. Ele estava se libertando com a voz. David Byrne era igual. Eu nunca consegui fazer isso. Bem, acho que às vezes consegui, mas não desse jeito”.
9 – Black Flag
Muitas bandas de Seattle foram influenciadas pelo som que o Black Flag apresentou em seu segundo disco de estúdio, My War (1984). Na obra, as lendas do Punk exploraram uma nova abordagem musical, desacelerando um pouco sua sonoridade que se tornou uma grande influência no desenvolvimento não só do Grunge, mas também do Post-Hardcore, Sludge Metal e até Math Rock.
10 – MC5
Banda símbolo de Detroit, o MC5 foi considerado um das precursores do Garage Rock e uma das primeiras bandas a reunir a agressividade musical com manifestações políticas. Com músicas marcadas pela distorção nas guitarras, o MC5 se tornou uma forte referência para outros estilos como Punk, Grunge, Hard Rock e mais – todos fundamentais na mistura que compõe a sonoridade do Pearl Jam.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!