Vitalogy Pearl Jam
Imagem: Reprodução

Em 22 de Novembro de 1994, o Pearl Jam estava no auge da popularidade quando lançou seu terceiro disco, o clássico Vitalogy. O álbum quebrou recordes e apontou novas direções para a banda Grunge, que passou a explorar o Punk e o Hardcore.

As músicas desse disco foram compostas e gravadas ao mesmo tempo em que o grupo de Eddie Vedder e companhia realizava a turnê do álbum anterior, Vs., lançado apenas um ano antes.

O trabalho tem hits mais tranquilos como “Better Man” e “Corduroy”, porradas ao estilo “Spin the Black Circle” e “Not for You”, e uma canção totalmente experimental e fora da caixa como “Bugs”.

A banda também passou por uma troca de integrante durante o processo – o baterista Dave Abbruzzese foi demitido e Jack Irons, ex-Red Hot Chili Peppers, foi chamado para o posto.

Mas, em meio a tudo isso, Vitalogy teve uma peculiaridade que lhe estabeleceu um recorde histórico batido apenas 20 anos depois, em 2014.

Pearl Jam e o curioso lançamento de Vitalogy

A peculiaridade em questão é simplesmente a forma como o álbum foi lançado. Isso porque, durante as duas primeiras semanas, os fãs só puderam comprar a versão em vinil. O CD e a fita cassette do disco só ficaram disponíveis a partir de 6 de dezembro.

Dessa maneira, o LP vendeu 34 mil cópias só na primeira semana, um recorde que só seria quebrado em 2014 depois por Jack White, quando o vinil do disco Lazaretto vendeu 40 mil cópias em 7 dias.

Depois do lançamento do CD, Vitalogy também se tornou o segundo álbum com vendas mais rápidas da história, atrás apenas de Vs., também do Pearl Jam. Além disso, ele foi certificado 5x Platina nos Estados Unidos e no Canadá.

Que tal relembrar esse grande clássico do Pearl Jam e do Rock logo abaixo?

LEIA TAMBÉM: O dia em que Eddie Vedder trocou o Sol da Califórnia pela chuva de Seattle para fazer história no Pearl Jam

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!