
Ao participar do podcast Blahtera, o baterista Fábio Brasil, do Detonautas, relembrou quando a sua banda fez amizade com o Red Hot Chili Peppers durante a passagem do grupo californiano pelo Brasil em outubro de 2002.
Na época, Anthony Kiedis e companhia divulgavam o disco By the Way, que havia sido lançado em junho daquele ano. Já os Detonautas ainda davam os seus primeiros passos, tendo liberado seu disco de estreia, Detonautas Roque Clube, poucos dias antes.
Apesar disso, a banda brasileira estava cheia de confiança e correu atrás para abrir os shows do RHCP no país, procurando até pelo presidente de sua então gravadora. Citando o também baterista Chad Smith como um de seus novos amigos naquele momento, Fábio contou:
“[Os Red Hot Chili Peppers] vinham fazer o show da turnê ‘By the Way’ em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. E eles eram da mesma gravadora. Quando a gente soube disso, a gente já foi direto no presidente da gravadora. A gente falou, ‘Cara, a gente precisa abrir o show deles.’ Tipo assim, ‘A gente precisa!’ Ele respondeu, ‘Vocês têm ideia do que vocês estão pedindo? Isso aí pode estragar a carreira de vocês.’ Eu me lembro dele falando assim. Aí mandamos o [nosso] CD para o escritório deles [do RHCP] e eles aprovaram. Cara, a gente fez amizade durante a turnê. A gente ficou amigo dos caras! Não sei como, o Chad [Smith] viu o show do palco, cumprimentou e disse que eu tinha tocado bem. Eu chorei e o cacete. Aí eles vieram fazer o show em São Paulo. 50 mil pessoas, né? Cara, o show foi demais! Foi sensacional. Quando a gente saiu do palco, a galera de rádio e TV que estava lá no show, da gravadora, já pegou a gente pelo braço e falou, ‘Ó, vocês não voltam para casa mais. Vamos fazer agenda de TV, agenda de rádio.’ Foi aí que começou. Aí não parou mais. O primeiro ano foi uma loucura.”
Confira a fala na íntegra ao final da matéria!
Detonautas fizeram amizade com o Red Hot Chili Peppers durante turnê em 2002
Vale lembrar que, só com seu primeiro álbum, os Detonautas emplacaram três hits gigantescos no país todo: “Outro Lugar”, “Quando o Sol se For” e “Olhos Certos”. Depois, o sucesso continuaria em 2004 com o lançamento de Roque Marciano, disco que trouxe clássicos como “O Dia Que Não Terminou”.
Que difereça uma forcinha no início da carreira não faz, né?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!