
Talvez você tenha ouvido falar na história de Joaquin Oliver, jovem que, em 2018, faleceu aos 17 anos ao ser baleado no corredor do colégio em que estudava nos Estados Unidos por um adolescente mais velho, expulso alguns meses antes.
Acontece que, em 2025, ele “concedeu entrevista” para falar sobre o caso, e vamos explicar como isso foi possível. No ataque escolar ocorrido em Parkland, na Flórida, o atirador abriu fogo com um rifle de alta potência no Dia dos Namorados americano, comemorado por lá todo 14 de fevereiro.
O triste episódio, aliás, se tornou o tiroteio mais mortal em uma escola de ensino médio dentro dos EUA. Nesta semana, o caso voltou à tona depois que o jornalista Jim Acosta resolveu recriar Joaquin em IA para poder entrevistá-lo.
Como você pode ver no vídeo ao final da matéria, o ex-repórter da CNN perguntou à versão virtual do rapaz qual seria a solução “para que possamos criar um futuro mais seguro para todos”.
Na sequência, o Joaquin de inteligência artificial disse o que acha importante para que mortes como a dele possam ser evitadas:
“Grande pergunta. Acredito que uma mistura de forte controle de leis para armas, apoio à saúde mental e engajamento da comunidade. Nós precisamos criar espaços seguros para conversas e conexões, fazendo todo mundo se sentir visto e ouvido. É sobre construir uma cultura de gentileza e compreensão. O que você acha sobre isso?”
Apesar da polêmica que a recriação em IA trouxe, houve um motivo interessante por trás da decisão, pois foram os pais de Joaquin, Manuel e Patricia, quem tiveram a ideia de usá-lo para reforçar uma campanha por controle de armas mais rigoroso no território americano.
Jovem foi recriado em IA a pedido dos pais e entrevistado por jornalista da CNN
De acordo com o The Guardian, a IA em questão foi treinada a emitir opinião a partir de postagens antigas do adolescente nas redes sociais. O jornal também contou que os pais do jovem morto passam horas fazendo perguntas à IA e recebendo conforto ao escutarem um “eu te amo, mamãe”, mesmo que virtualmente.
Vale lembrar que, na legenda da entrevista, é dito que Joaquin, nascido em um 4 de agosto, teria completado 25 anos recentemente se hoje estivesse vivo.
Difícil opinar, né?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR
Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!