Serj Tankian com o System Of A Down em São Paulo
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Quem não conhecia a fundo o System of a Down pode ter ficado surpreso com o impacto que a banda causou nessa passagem pelo Brasil, fazendo shows incríveis para quase 300 mil pessoas e boas ações nas ruas por aí.

Mas as posições progressistas da banda, e especialmente do vocalista Serj Tankian, já são explícitas desde que eles atingiram o sucesso mundial com o segundo álbum, o clássico Toxicity, lançado em 4 de setembro de 2001.

Exatamente uma semana depois, o planeta pararia para assistir às cenas terríveis dos atentados de 11 de Setembro em Nova York. E foi nesse contexto que o líder do SOAD fez um post em seu blog pessoal, convidando os norte-americanos a uma reflexão.

No texto – que você pode ler na íntegra aqui –, Serj analisa a política externa dos EUA, que teria feito “acordos secretos” para garantir acesso a campos de petróleo no Oriente Médio e apoiado líderes autoritários para que o preço do combustível continuasse em baixa.

Vocalista do System of a Down foi chamado de “traidor” durante turnê de Toxicity

Em entrevista recente ao podcast de Christina Rowatt, Serj Tankian relembrou esse “manifesto” publicado em 2001 e como ele causou polêmica na época, afetando inclusive a turnê de Toxicity.

Segundo o cantor, que nasceu no Líbano e tem ascendência armênia, o momento que era para ser de celebração pelo lançamento do álbum mais popular do grupo acabou se tornando uma época “horrível”, com pessoas o chamando de “traidor” (assista mais abaixo):

“Aquele foi provavelmente o período mais louco e estressante das nossas vidas enquanto banda. Tinha gente me chamando de traidor por causa das minhas posições. Eu publiquei aquele texto como uma forma de entender o ataque terrorista e a contribuição de 50 anos de política externa norte-americana, porque estávamos todos desacreditados e com medo. Tudo enquanto estávamos em turnê, então foi… sabe, foi interessante [risos]”.

Dá pra imaginar a sua obra-prima vir no mesmo momento de profunda tristeza e indignação com os rumos do seu país?! Confira no player abaixo a lembrança de Serj Tankian do texto publicado em 2001.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!