Scorpions dá aula de Rock em sua despedida do Brasil no Rio de Janeiro

Talvez o principal nome do Hard Rock na Alemanha, o Scorpions voltou ao Rio de Janeiro após quase uma década para encerrar sua passagem pelo Brasil em comemoração aos 60 anos de carreira do grupo.

Além disso, a lendária banda do vocalista Klaus Meine esteve de volta ao Rio 40 anos depois de sua histórica apresentação na primeira edição do Rock in Rio, em 1985, tornando a performance no Qualistage, na Barra da Tijuca, ainda mais especial.

Depois de apresentar o show da turnê Love At First Sting – 40th Anniversary no Monsters of Rock, em São Paulo, o Scorpions trouxe à capital fluminense nesta segunda-feira (21) um espetáculo grandioso de Rock, com a mais apurada técnica.

Quando o relógio já passava de 22h, e depois de um vídeo de introdução em retrospectiva pela trajetória da banda, o veterano grupo surgiu no palco e executou “Coming Home”, que integra o disco lançado em 1984 que dá nome à excursão mundial.

Aos 76 anos, Klaus, aliás, conduz a plateia com muita experiência e sua voz aguenta bem a maior parte da apresentação. O show seguiu com “Gas in the Tank”, do álbum Rock Believer (2022), “Make It Real” e “The Zoo”, ambas presentes no Animal Magnetism (1980), fazendo o público passear por diferentes fases do Scorpions.

A instrumental “Coast to Coast”, que faz parte do trabalho de estúdio Lovedrive (1979), deu a oportunidade aos guitarristas Rudolf Schenker e Matthias Jabs de mostrarem mais de suas habilidades, principalmente quando eles atravessavam a passarela e chegavam mais perto da plateia.

Em “Send Me An Angel”, que apareceu no disco Crazy World (1990), Klaus dedicou a música a Freddie Mercury que também se apresentou no primeiro Rock in Rio, junto com o Queen.

Scorpions deu espetáculo no Rio de Janeiro

Na sequência, o Scorpions causou comoção geral ao anunciar o hit “Wind Of Change” com o famoso assobio que atencede a faixa. Como você pode ver no vídeo ao final da matéria, a plateia cantou o refrão da música em uníssono, resultando em um dos mais belos momentos da noite.

Na reta final da apresentação, o baterista Mikkey Dee, ex-integrante do Motörhead, saiu de cena para ceder seu espaço ao filho, Marcus Delaoglou, que tocou com o Scorpions durante a execução de “Tease Me Please Me” e “Big City Nights”.

A participação do jovem, que ainda arrancou suspiros de muitas fãs, antecedeu o bis e, por isso, Marcus recebeu toda a reverência do público junto com a banda.

Alguns minutos após o intervalo, o grupo retornou ao palco para a parte final da performance, iniciada por “Blackout”, do álbum de mesmo nome lançado em 1982. Logo mais, o Scorpions tocou “Still Loving You?”, para alívio de todos os fãs, que já estavam com medo do sucesso de riffs marcantes ser cortado do setlist. 

Para encerrar a apresentação de forma avassaladora, os músicos alemães escolheram o clássico “Rock You Like Hurricane”, distribuindo palhetas e baquetas em um desfecho apoteótico para uma banda que, apesar de somar seis décadas na estrada, ainda esbanja vigor.

Confira o setlist do show e fotos clicadas por Diego Castanho logo abaixo!

Setlist Scorpions no Rio de Janeiro (21/4/25):

1. “Coming Home”

2. “Gas in the Tank”

3. “Make It Real”

4. “The Zoo”

5. “Coast to Coast”

6. “Top of the Bill / Steamrock Fever / Speedy’s Coming / Catch Your Train”7. “Bad Boys Running Wild”

8. “Delicate Dance”

9. “Send Me an Angel” (dedicada a Freddie Mercury)

10. “Wind of Change”

11. “Loving You Sunday Morning”

12. “I’m Leaving You”

13. “New Vision” (com jam e solos)

14. “Tease Me Please Me” (com o filho de Mikkey Dee, Marcus Delaoglou, na bateria)

15. “Big City Nights” (com o filho de Mikkey Dee, Marcus Delaoglou, na bateria)

Bis:

16. “Blackout”

17. “Still Loving You”

18. “Rock You Like a Hurricane”