Tela inicial do primeiro Super Mario Bros.

Se você alguma vez jogou Super Mario Bros. é possível que você se lembre da música tema que acompanha o jogo da Nintendo.

A faixa intitulada “Ground Theme”, criada em 1985 pelo compositor japonês Koji Kondo, se tornou a primeira faixa de um videogame a entrar no Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

A iniciativa tem como intuito destacar e preservar “a riqueza do legado de áudio das nações” e faz inclusões formais de canções históricas para que elas sejam reconhecidas como verdadeiros pilares da cultura mundial.

Sobre a entrada da icônica trilha que se tornou o tema principal de Super Mario Bros. na lista da Biblioteca do Congresso, Kondo declarou:

Ter esta música preservada ao lado de tantas outras canções clássicas é uma grande honra. Na verdade, é um pouco difícil de acreditar.

Trilha de Super Mario Bros. na Biblioteca do Congresso

O compositor da famosa música também compartilhou alguns detalhes sobre a gravação e explicou que estava limitado por uma quantidade “extremamente pequena” de espaço reservado para áudio no cartucho do jogo. Ele disse:

Eu realmente tive que ser muito inovador e fazer uso total da engenhosidade musical e de programação que tínhamos na época. Usei todos os tipos de gêneros que combinavam com o que estava acontecendo na tela.

Tínhamos jingles para encorajar os jogadores a tentarem novamente depois de um ‘game over’, fanfarras para parabenizá-los por atingir os objetivos e peças que aceleravam quando o tempo restante diminuía.

Recentemente, a famosa música apareceu na elogiada adaptação cinematográfica do jogo que foi lançada no Brasil na última quinta-feira (6).

Inclusive, te mostramos aqui, Jack Black interpretando a faixa “Peaches”, que foi feita para a animação, onde ele declama o amor não correspondido na trama do vilão Bowser (voz de Jack) pela princesa Peaches (voz de Anya Taylor-Joy).

Além da trilha de Super Mario Bros., outras 24 músicas entraram para o Registro Nacional de Gravações de 2023, incluindo “All I Want For Christmas Is You” de Mariah Carey, “Take Me Home, Country Roads” de John Denver e “Synchronicity” de The Police.

Confira a famosa música da trilha sonora de Super Mario Bros. no player abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!