Tom Morello e Ted Nugent
Fotos via Wikimedia Commons

Hoje em dia, os opostos políticos têm encerrado muitas amizades por aí. Em um movimento exatamente contrário a este, Tom Morello Ted Nugent desenvolveram o que talvez seja neste momento a amizade mais improvável do mundo da música.

Os dois guitarristas têm opiniões completamente diferentes — Morello é simpático ao anarquismo e tem uma visão bastante liberal do ponto de vista social, enquanto Nugent apresenta uma visão conservadora e é forte apoiador da extrema-direita, inclusive com um fanatismo por Donald Trump e pelas teorias da conspiração que cercam esse espectro político.

Ainda assim, em uma nova entrevista com Howard Stern, Morello deixou bem claro que a relação é boa e explicou como guitarras e “lições sexuais” possibilitaram isso (via UCR):

Você talvez fique surpreso [em saber que] eu e Ted Nugent somos bons amigos.

Para o seu 60º aniversário, alguém veio falar comigo e disse, ‘Estamos fazendo um vídeo, e estamos pedindo para guitarristas [gravarem mensagens]’. Na época, o Ted Nugent que era meio que conhecido para o mundo em geral era meio que essa caricatura da direita — as pessoas não estavam pensando nele, em primeiro lugar, como o cara que mandava ver em ‘Stranglehold’. Mas aí eu tive que pensar, ‘Que vídeo eu vou fazer para o aniversário de Ted?’

Primeiro, vão ser as coisas que Tom Morello e Ted Nugent têm em comum. E eu segui por essa longa lista de [coisas como] defensores da liberdade de expressão, nosso amor por Rock and Roll, nosso respeito por artistas negros que criaram o Rock. E aí em segundo lugar foram coisas que o Ted Nugent ensinou a um Tom Morello adolescente sobre sexo. E aí eu passei por ‘Cat Scratch Fever’ — essas palavras estranhas, tipo as letras para a música ‘Cat Scratch Fever’, as letras para a música ‘Wang Dang Sweet Poontang’, que eram totalmente estrangeiras pra mim e eu tive que perguntar sobre no parquinho.

Eventualmente, a mensagem foi enviada para Nugent — que curtiu e chegou a ligar para Tom agradecendo pelo carinho — e o guitarrista do Rage Against the Machine que, mesmo com tantas diferenças, considera Ted “um amigo”.

Você pode ver essa fala pelo vídeo ao final da matéria.

Amizade de Tom Morello e Ted Nugent

Antes mesmo de Tom se pronunciar sobre isso, Nugent falou sobre o tema em uma entrevista à Guitar World em 2019 e deixou bem claro que a relação dos dois era ótima.

Ele comentou que o guitarrista do RATM é seu “genuíno irmão de sangue americano” e também citou Wayne Kramer (MC5) como um músico que tende à esquerda política e tem seu carinho.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!