Festival Bananada terá programação multicultural

Festival Bananada terá programação multicultural

Texto por Walacy Neto

Depois de algum tempo longe dos holofotes do cenário musical underground, a cidade de Goiânia volta a ser palco (e aparecer nele). Com aquela fórmula certeira, aqui, no centro do Brasil: os festivais. Na última quinta-feira (24) a Construtora Música e Cultura apresentou a programação da 16º edição do Bananada, com mais de 100 atrações.

A programação deve reafirmar a qualidade das bandas do cenário goiano (destaque para as figurinhas carimbadas e necessárias: Hellbenders e Black Drawing Chalks) e também trazer grandes nomes do cenário internacional, sendo que alguns nunca pisaram nessas terras. Entre os nomes, e que vale a pena citar, está o de Bruna Mendez, que lança seu novo EP Pra Ela durante o festival. “O EP vem sendo produzido faz um tempo, mas tivemos algumas mudanças com a entrada do Goiaba (ex-integrante da Gloom), mas agora tá pronto”, disse Bruna.

A receita desse Bananada não preza apenas pela musicalidade, já citada. A programação extensa do festival traz interações no audiovisual, na gastronomia e outros. O coordenador geral do Bananada e sócio-proprietário da Construtora, Fabrício Nobre, afirmou que uma programação mesclando as diversas artes é uma tendência nos festivais de fora do Brasil. “Música engloba tudo, sabe? O rock, então, tá lá na gastronomia, no audiovisual e no resto”, disse.

A integração do Bananada

A produtora de audiovisual Panacéia é uma das atrações que fogem um pouco da veia musical. De acordo com o sócio-proprietário da produtora, Jarleo Barbosa, os eventos musicais estão, de certa forma, sempre ligados aos projetos da produtora. A Panacéia irá realizar durante o evento o Seminário Audiovisual para Produtoras & Produtores Independentes (SAPPI), uma forma de ‘guia’ para novas produtores sobre como agir no meio. “A gente é da primeira turma de audiovisual de Goiás e agora, depois de alguns anos de formados, percebemos um aumento nas produtoras independentes desta área”, afirma Jarleo.

Além disto, a parceria antiga da Ambiente Skate e a Construtora renderá o Goiânia Crew Attack. A competição de skate acontece no Centro Cultural Oscar Niemyer, durante os três dias de show do Festival Bananada. Os participantes montam uma equipe e esta compete com as demais, a equipe vencedora receberá um prêmio em dinheiro. A pista que será montada é a maior por essas redondezas e será palco para os americanos Mike Mo Capaldi, Brandon Biebel, David Loy e os brasileiros Rodrigo Petersen e Danilo Cerezini.

Programação completa

Clique aqui para conferir todas as atrações musicais da bastante aguardada edição 2014 do festival.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!