Mono anuncia show único em São Paulo com a turnê do disco Oath
Crédito: Craig Murray

Veja o resumo da notícia!

  • A banda japonesa MONO retorna a São Paulo em 2026 para show único no Fabrique Club, celebrando 25 anos e o álbum 'OATH'.
  • O som do MONO combina minimalismo clássico e shoegaze, explorando o conceito japonês de mono no aware, sobre a efemeridade.
  • A banda prioriza a interação orgânica, evitando metrônomos, e encerra turnê sul-americana após shows em Santiago e Buenos Aires.
  • 'OATH' foi gravado em fita analógica, capturando dinâmica sonora ampla, de silêncio a volumes altos, sem correções digitais.
  • O show integrará fases da discografia, de 'OATH' a 'Hymn to the Immortal Wind', refletindo a evolução musical do grupo.

No dia 24 de abril, a banda japonesa de Post-Rock MONO retornará a São Paulo para uma apresentação única no Fabrique Club. O show integra a turnê mundial do 12º álbum de estúdio, OATH (2024), e celebra os 25 anos de trajetória do grupo de Tóquio, hoje consolidado como um dos principais expoentes do Rock minimalista contemporâneo.

Os ingressos estão à venda através do site Fastix e a realização é da Maraty, com suporte da Powerline Music & Books e Heart Merch. Dentro de seu universo sonoro, o MONO se destaca pelo foco no conceito japonês de mono no aware, sensibilidade voltada ao caráter efêmero da existência, combinando influências do minimalismo clássico com elementos do shoegaze.

Com apresentações realizadas em mais de 60 países, a banda mantém uma média histórica de cerca de 150 shows por ano e se diferencia tecnicamente pela recusa ao uso de metrônomos digitais, tanto em estúdio quanto ao vivo, priorizando a interação orgânica entre os músicos e a flutuação natural do tempo.

A passagem pelo Brasil encerra uma série de apresentações sul-americanas que inclui shows em Santiago e Buenos Aires. A fase atual do grupo, formado por Takaakira “Taka” Goto, Hideki “Yoda” Suematsu, Tamaki Kunishi e Dahm Majuri Cipolla, está diretamente ligada à parceria de décadas com o engenheiro de som Steve Albini, falecido em maio de 2024.

OATH foi gravado no estúdio Electrical Audio em Chicago, nos Estados Unidos, inteiramente em fita analógica, método que preserva uma ampla dinâmica sonora, capaz de transitar do silêncio quase absoluto a massas sonoras que ultrapassam 110 dB, sem recorrer às correções digitais comuns na indústria.

Confira mais informações sobre o show ao final da matéria!

MONO anuncia apresentação única em São Paulo

Em contraste com trabalhos como Rays of Darkness (2014), o mais recente álbum do MONO incorpora arranjos de metais e cordas de forma mais densa, resultando em uma instrumentação que se aproxima de uma pequena orquestra eletrificada, centrada em reflexões sobre o tempo e a finitude.

O roteiro musical preparado para 2026 reflete essa evolução ao integrar diferentes fases da discografia: os shows costumam se iniciar com composições de OATH (2024), como a faixa-título e “Run On”, que apresentam o uso de sintetizadores vintage e metais.

Ao longo da apresentação, o grupo também resgata a densidade de Nowhere Now Here (2019) com faixas como “After You Comes the Flood”; e o encerramento geralmente remete a Hymn to the Immortal Wind (2009), em especial a “Ashes in the Snow”.

SERVIÇO: MONO em São Paulo em 2026

Data: 24 de abril de 2026
Local: Fabrique Club (Rua Barra Funda, 1071, São Paulo/SP)
Horários: abertura da casa às 19h
Ingressos: fastix.com.br/events/mono-em-sao-paulo
Classificação etária: 18 anos

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR

Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!