Ken Casey Dropkick Murphys ICE
Ken Casey Dropkick Murphys ICE

Veja o resumo da notícia!

  • Ken Casey, vocalista do Dropkick Murphys, utiliza sua fama para apoiar causas trabalhistas, sindicais e movimentos por justiça social.
  • Casey participou de protesto contra o ICE, criticando as práticas da agência em relação a processos de imigração nos Estados Unidos.
  • O vocalista do Dropkick Murphys defende a mobilização coletiva dos trabalhadores e considera a greve geral como ferramenta de pressão.

Conhecido por seu histórico de envolvimento com causas trabalhistas, sindicais e comunitárias, Ken Casey, vocalista do Dropkick Murphys, há décadas utiliza sua visibilidade como músico para apoiar movimentos sociais, especialmente aqueles ligados aos direitos dos trabalhadores, imigração e justiça social.

Filho de um sindicalista e caminhoneiro local, Casey frequentemente se posiciona ao lado de sindicatos e organizações populares em Boston e em outras cidades dos Estados Unidos. Nesse contexto, ele participou de um protesto contra o ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA) realizado na última sexta-feira (23), reunindo sindicatos e membros da comunidade local em meio a um rigoroso frio.

O ato aconteceu próximo ao South Bay Mall e contou com a presença de cerca de mil pessoas, incluindo integrantes de sindicatos filiados ao Greater Boston Labor Council (GBLC), a principal federação trabalhista da região. Durante o protesto, Casey conversou com o veículo Working Mass, que acompanhou a manifestação.

Ken Casey aponta discriminação do ICE em ações nos EUA

Na entrevista que você confere ao final da matéria, Ken fez duras críticas às práticas do ICE, especialmente às detenções realizadas em processos legais de imigração, tema que tem sido alvo de protestos em diversas cidades americanas. Ele também reforçou sua visão de que a atuação da agência está ligada a práticas discriminatórias, aprofundando desigualdades raciais e sociais:

“Com certeza, acabem com o ICE. Eles estão indo de porta em porta, entrando nas casas das pessoas, prendendo pessoas na rua, levando pessoas que estão participando do processo de imigração da maneira correta. […] Como vocês podem aparecer e prender alguém quando essa pessoa está indo para a sua audiência? Isso só prova que não estamos tentando estabelecer nenhuma cadeia de imigração adequada aqui. [Eles] estão basicamente tentando tirar pessoas de pele morena das ruas, é o que eu acho que eles estão tentando fazer.”

Vocalista do Drokick Murphys defende greve geral

Além das críticas diretas ao ICE, Casey destacou a importância da mobilização coletiva dos trabalhadores como ferramenta de transformação social, defendendo a greve geral como uma possível estratégia de pressão política:

“Gosto da ideia de uma greve geral porque acho que, a longo prazo, pode ser nossa única saída para essa situação… se você está falando dos trabalhadores nos sindicatos, essa é a infraestrutura para ser a ponta de lança para fazer a mudança, para se esforçar e se mobilizar.”

Disse tudo! Vale lembrar que a militância de Ken Casey também se reflete em sua produção artística, já que o Dropkick Murphys frequentemente aborda temas políticos e sociais em suas músicas, e inclusive recentemente lançou uma camiseta (que você vê na imagem em destaque) exaltando sua luta contra o neonazismo há décadas.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!