
Veja o resumo da notícia!
- Gene Simmons gerou polêmica ao questionar o status da bateria como instrumento musical, durante entrevista sobre a autoria da música 'Beth'.
- Simmons argumenta que a bateria não permite a criação de elementos originais passíveis de registro por direitos autorais, como riffs e melodias.
- Peter Criss rebate a declaração, defendendo a importância da bateria como o 'coração rítmico' da música, essencial para estrutura e andamento.
Gene Simmons voltou a ser tema de polêmicas recentemente ao defender a ideia de que a bateria não deve ser considerada um instrumento musical. O comentário do vocalista e baixista do KISS surgiu quando ele falou que Peter Criss, baterista original do grupo, não compôs a balada “Beth”, apesar de aparecer creditado como autor.
Em entrevista ao canal Professor of Rock que você confere ao final da matéria, Simmons sustentou seu argumento ao declarar que, “por definição”, a bateria não é um instrumento musical, embora ela seja classificada como ferramenta de percussão e tenha grande importância na composição de uma banda. Para Gene, a bateria não permitiria a criação de elementos passíveis de registro por direitos autorais:
“Você não pode tocar uma virada que possa ser registrada por direitos autorais. Já um riff, sim, você pode criar algo que seja atribuído a você, assim como uma melodia e uma letra.”
Fez sentido?
Peter Criss rebate Gene Simmons em polêmica sobre bateria
Criss, no entanto, discordou da afirmação do ex-companheiro de banda. Em resposta às declarações, o baterista se pronunciou à Billboard, e defendeu tanto sua participação em “Beth” quanto o papel fundamental da bateria dentro de uma composição musical.
Para Peter, a bateria exerce a função de “coração rítmico” da música, sendo responsável por fornecer estrutura, andamento e energia, além de garantir a marcação do tempo, aspectos que, segundo ele, comprovam seu status como instrumento musical (via IgorMiranda):
“Eu toco um instrumento, sim. Toco bateria, que faz parte da família da percussão que é um dos grupos de instrumentos musicais mais antigos e uma parte fundamental da música. Ela atua como o coração rítmico que fornece estrutura, andamento e energia, unindo os outros instrumentos e guiando o groove na maioria dos gêneros. A bateria é essencial para a marcação do tempo, criando a base que permite que os outros músicos se sincronizem, o que a torna indispensável para uma música coesa e popular, como Rock, Pop e Jazz. Por definição.”
Qual lado você defenderia? Aproveite para relembrar “Beth”, sucesso presente no álbum Destroyer (1976), mais abaixo!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!