James Hetfield gritando e tocando guitarra
Foto de James Hetfield via Shutterstock

Quem gosta de Metallica conhece bem a profundidade das letras da banda, e um dos destaques entre as canções com mais significado do grupo é o hino “Fade to Black”, do disco Ride the Lightning (1984).

Nos shows mais recentes, James Hetfield tem aberto o coração sobre essa composição, que fala explicitamente sobre suicídio. A faixa é como um relato de um homem que está contemplado o ato e, eventualmente, o concretiza.

Em um discurso do ano passado durante um dos shows da turnê M72, e que voltou a viralizar na internet, Hetfield se dirige aos fãs com uma mensagem bem direta sobre o assunto.

Essa música aqui é sobre suicídio. E acho que todos nós já fomos afetados por isso em algum momento da vida. Seja pensando nisso, ou alguém próximo que pensou e realmente fez. É uma merda. E tem um amigo meu que me contou, ‘ei, um amigo acabou de tirar a própria vida’. Mas ele disse que ele deveria ter esperado. Eu pensei, ‘como assim? Ter esperado? O que você quer dizer?’ E sim, ele deveria ter esperado. Porque as coisas melhoram. Elas realmente melhoram.

Em seguida, James foi sincero ao falar sobre suas próprias batalhas, e continuou:

Eu conheço a escuridão. E sei que todo mundo aqui conhece a escuridão. E a gente não sabe o quão sombria a vida tem que ficar para chegar a esse ponto. Mas essa solução permanente para um problema temporário não vale a pena. Eu digo, converse [com alguém]. Coloque essa merda pra fora, cara. Não é para isso que você está aqui. Você está aqui para ser amado e valorizado. Então fale com seus amigos, fale com um estranho, fale com qualquer um, cara. Porque você vale a pena e precisamos de você aqui.

Discurso incrível! Confira abaixo o vídeo do momento, bem como uma performance completa da ótima “Fade to Black”.

James Hetfield faz discurso sobre saúde mental