Jerry Cantrell e Eddie Van Halen
Fotos via Wikimedia Commons

Jerry Cantrell, guitarrista e principal compositor do Alice In Chains, voltou no tempo para relembrar a amizade com Eddie Van Halen.

O músico compartilhou uma história que ajuda a explicar por que o músico do Van Halen é lembrado não apenas como um dos maiores guitarristas da história, mas também como alguém de generosidade fora do comum.

Em entrevista recente à Gibson TV (via Metal Injection), Cantrell contou detalhes do período em que as duas bandas excursionaram juntas no início dos anos 90, durante a turnê For Unlawful Carnal Knowledge, do Van Halen. Na época, o Alice In Chains ainda estava em ascensão, e abrir shows para um de seus maiores ídolos foi, ao mesmo tempo, um sonho e um desafio psicológico.

Cantrell lembrou com precisão o nervosismo do primeiro encontro, pouco antes de subir ao palco.

A primeira vez que conheci o Eddie Van Halen eu estava me preparando para entrar no palco [para abrir] para a banda dele. Ele estava parado no meu pit, com a Valerie [Bertinelli] bem ao lado e o Wolfie no colo dela. Ele estava com a guitarra pendurada e fazendo escalas, tipo: ‘E aí, cara, beleza?’ E eu fiquei tipo: ‘Você só pode estar de sacanagem’.

A situação mexeu mais com ele do que imaginava. “Eu acho que provavelmente foi o pior show que eu já toquei na minha vida, porque eu não conseguia parar de pensar: ‘Ele está bem ali!’ Eu simplesmente não conseguia me concentrar”, admitiu o guitarrista.

Presentes de Eddie para Jerry Cantrell

Com o passar dos dias, porém, o nervosismo deu lugar a uma relação de amizade, jams nos bastidores e conversas sobre equipamentos. Durante a turnê, Eddie Van Halen usava cabeçotes Peavey 5150 e as guitarras Ernie Ball Music Man EVH, modelos que ajudou a desenvolver. Cantrell, fã declarado daquele setup, comentou casualmente que gostaria de comprar uma daquelas guitarras, se conseguisse um bom preço.

A resposta de Eddie foi tudo, menos previsível.

Ele falou tipo: ‘Que se foda isso, cara, eu vou te dar uma guitarra!’ Todo mundo me dá tudo de graça agora, quando eu posso pagar tranquilamente. Quando eu não podia pagar, ninguém me dava nada. Então deixa eu fazer isso por você.

O verdadeiro impacto do gesto só ficou claro quando ele voltou para casa após a turnê. Na época, Cantrell morava com o empresário do Alice In Chains, Kelly Curtis, e sua esposa. Ao chegar, foi recebido com uma mistura de ironia e surpresa.

Ele falou: ‘E aí, cara, bem-vindo de volta. Fez uma boa turnê? Agora você pode relaxar’. Aí emendou: ‘Ah, a propósito, você acha que dá pra tirar suas coisas da minha garagem? Eu preciso colocar meu carro lá’.

Sem entender nada, Cantrell questionou o motivo. A resposta veio direta:

Ele disse: ‘O Eddie Van Halen encheu a garagem de equipamentos pra você. Faz meses que eu não consigo estacionar meu carro aqui’.

Confira o vídeo da entrevista abaixo!