
Veja o resumo da notícia!
- Funeral de Gary “Mani” Mounfield na Manchester Cathedral reuniu fãs, músicos e celebridades, incluindo Liam Gallagher e David Beckham.
- Presença de Liam Gallagher, Paul Weller e David Beckham demonstra o impacto de Mani na música e na cultura britânica.
- Mani foi um baixista influente do Stone Roses e Primal Scream, crucial para o som da cena Manchester nos anos 90.
- Além da carreira musical, Mani era conhecido por sua personalidade calorosa e forte conexão com a comunidade e fãs.
O funeral de Gary “Mani” Mounfield, lendário baixista das bandas The Stone Roses e Primal Scream, foi realizado nesta segunda-feira (22) na Manchester Cathedral, na Inglaterra, reunindo um grande número de fãs, músicos e celebridades do esporte para prestar homenagem ao músico.
A cerimônia aconteceu algumas semanas após a morte de Mani aos 63 anos e um dos momentos mais comentados foi a presença de Liam Gallagher, do Oasis, que não apenas participou da despedida como foi um dos portadores do caixão do saudoso músico ao final da missa, o que destacamos na imagem de capa.
Gallagher, que havia expressado sua tristeza pela morte de Mani nas redes sociais ao chamar o baixista de “meu herói”, demonstrou grande respeito e emoção durante os rituais fúnebres.
Além dele, outros nomes marcantes da cena britânica dos anos 1990 estiveram no funeral, incluindo Paul Weller, Bobby Gillespie e Bez, do Happy Mondays. Chamou atenção também a presença de David Beckham, ícone do futebol internacional e ídolo do Manchester United, além de ser o marido de Victoria, que fez fama com as Spice Girls.
Beckham, ao lado de outros ex-jogadores como Gary Neville, foi visto chegando à catedral emocionado pelo tributo ao músico, que era um fervoroso torcedor do Manchester United e uma figura querida na cidade, como você também pode ver no carrossel ao final da matéria.
Gary “Mani” Mounfield e sua trajetória na música
Gary “Mani” Mounfield nasceu em 1962 e se tornou um dos baixistas mais influentes do Rock inglês. Ele entrou para o Stone Roses em 1987, contribuindo para a criação do que seria um dos álbuns mais celebrados da história do rock alternativo britânico.
O trabalho de Mani ajudou a definir o som da cena Manchester, movimento que misturava Rock, Psicodelia e Dance Music com sucessos como “I Wanna Be Adored”, “Fools Gold” e “Waterfall”.
Depois da separação dos Stone Roses na década de 1990, o músico seguiu carreira com o Primal Scream por mais de 15 anos, antes de se reunir novamente com seus antigos companheiros.
Conhecido não apenas por seu talento, mas também por sua personalidade calorosa e pela conexão profunda com a comunidade musical e com os fãs, Mani havia perdido a esposa Imelda para o câncer em 2023, e deixou dois filhos gêmeos.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!