
Veja o resumo da notícia!
- Sleep Token alcança sucesso global em 2025 com o álbum Even in Arcadia, liderando paradas no Reino Unido, EUA e outros países, expandindo sua audiência.
- A banda é premiada pelo The New York Times com a canção Caramel e se destaca como headliner no Download Festival, consolidando seu impacto no gênero.
- Estratégia focada na arte e imersão, sem exposição tradicional, permite conexão profunda com o público e expansão do alcance da banda.
- Sucesso nos EUA, com turnês esgotadas e liderança nas paradas, demonstra autenticidade e distinção, impulsionando o crescimento do Heavy Metal.
- Sleep Token recebe indicações ao Grammy 2026 nas categorias de Melhor Performance de Metal e Melhor Canção de Rock, solidificando seu sucesso.
Independentemente de opiniões divididas sobre o status da banda, é inegável que o Sleep Token viveu um ano excepcional em 2025.
O ponto central desse momento é o lançamento de Even in Arcadia, álbum do grupo que estreou em maio no topo das paradas no Reino Unido e nos Estados Unidos, além de liderar rankings em países como Bélgica, Holanda, Áustria, Alemanha, Canadá, Nova Zelândia e Austrália.
O disco também ampliou o alcance da banda para além do Rock e do Metal, rendendo ao Sleep Token o prêmio de Melhor Canção de 2025 do The New York Times com “Caramel”, faixa presente no recente quarto trabalho de estúdio do grupo.
O crescimento da audiência se refletiu nos palcos, com a banda consolidando seu status global ao aparecer como headliner do Download Festival, um dos maiores eventos de música pesada no planeta, e na percepção de seu impacto dentro do gênero.
Essa trajetória faz sentido não apenas para quem acompanha o Sleep Token desde o início, mas também para o empresário Ryan Richards. Em entrevista à Music Week, Richards afirmou que acredita que a conexão está diretamente ligada à forma como a banda se interage com seu público.
Segundo ele, a prioridade sempre foi deixar a arte conduzir o projeto e o fato do Sleep Token não recorrer a estratégias tradicionais de exposição ou a narrativas centradas em personalidade permitiu que mais pessoas se identificassem com a obra, especialmente no caso de Even In Arcadia (via Loudersound):
“A chave sempre foi deixar a arte liderar. O Sleep Token não construiu seu mundo por meio de mídia tradicional ou atividades centradas em personalidade. Tudo gira em torno de criar algo imersivo, do qual as pessoas se sintam parte. Música, visual e experiência ao vivo trabalham juntos para convidar um público global, sem comprometer quem a banda é.”
Sleep Token vem ampliando o público do Heavy Metal
Segundo Richards, a abordagem abriu espaço para que a plateia encontrasse seus próprios significados na música, o que ampliou significativamente o alcance da banda. O agente destacou ainda a importância do sucesso nos Estados Unidos, evidenciado por turnês com ingressos esgotados em minutos e pela chegada ao topo também nas paradas americanas:
“Conquistar espaço internacionalmente é muito difícil para bandas britânicas hoje, especialmente no Rock. Ver esse projeto se conectar tão fortemente com o público nos EUA e na Europa é extremamente gratificante. Esses primeiros lugares mostram que, quando algo é autêntico e distinto, o público responde. O público do Heavy Metal está crescendo de verdade. Jovens estão descobrindo o Rock e Metal em grande escala e se envolvendo com o gênero como fazem com qualquer outro. Não é nostalgia — é expansão.”
Vale lembrar que o sucesso do Sleep Token se reflete em premiações e o grupo está indicado ao Grammy 2026 em categorias como Melhor Performance de Metal, por “Emergence”, e Melhor Canção de Rock, pela já citada “Caramel”.
Aproveite para ouvir Even in Arcadia logo abaixo!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL
Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!