Teste mostra se você tem ouvido perfeito ou "tone deaf"
Foto stock via Shutterstock

Veja o resumo da notícia!

  • Estudo da Universidade de Newcastle revela terapia sonora inovadora para zumbidos, afetando milhões, incluindo músicos com ruídos nos ouvidos.
  • Aplicativo de celular oferece tratamento acessível testado em 77 participantes, comparando sons ativos e frequências placebo por seis semanas.
  • Resultados indicam redução significativa do zumbido com sons ativos, com efeitos duradouros e potencial para incorporação na rotina diária.

Um estudo liderado pela Universidade de Newcastle, no Nordeste da Inglaterra, revelou que uma forma inovadora de terapia sonora pode ajudar milhões de pessoas, incluindo músicos, que sofrem com zumbidos, pulsações e ruídos altos nos ouvidos.

Segundo a instituição de caridade RNID (Royal National Institute for Deaf People), estima-se que cerca de sete milhões de pessoas no Reino Unido sofram com o problema e o tratamento é disponibilizado por meio de um aplicativo de celular, o que o torna acessível a um grande público.

Os pesquisadores testaram o app em 77 participantes, divididos em dois grupos. Um grupo ouviu pequenas alterações em notas musicais sintéticas, enquanto o outro recebeu frequências placebo. Durante seis semanas, os voluntários escutaram os sons por uma hora diária, seguidas de uma pausa de três semanas, antes de trocar de grupo para um novo ciclo de seis semanas.

Pesquisa no Reino Unido pode ajudar na cura dos zumbidos em ouvidos

Ao comentar os resultados em entrevista à Sky News, o Dr. Will Sedley destacou que aqueles que ouviram os sons ativos tiveram uma redução significativa do zumbido, em média cerca de 10% (via MixMag):

“Hoje, não existem tratamentos realmente eficazes para eliminar o zumbido; o foco está em ajudar as pessoas a conviverem melhor com o sintoma.”

Os efeitos duraram três semanas após o término do estudo, e os pesquisadores acreditam que o tratamento pode ser ainda mais eficaz com ajustes e modificações adicionais, como também afirmou Sedley:

“Se pudéssemos incorporar isso à rotina diária das pessoas, como ouvir música, rádio ou podcasts, elas poderiam acumular horas de audição todos os dias.”

Vale lembrar que, no Reino Unido, cerca de um em cada sete adultos sofre de zumbido, segundo a RNID. Interessante, hein?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR

Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!