Spotify celular fraude
Crédito: Shutterstock

Veja o resumo da notícia!

  • O Spotify divulgou os dados do Wrapped, que analisa o consumo anual dos usuários, revelando métricas como minutos ouvidos e artistas mais reproduzidos.
  • Para o cálculo do Wrapped, uma música precisa ser ouvida por no mínimo 30 segundos, e a intensidade da escuta pode ser mais relevante que a repetição.
  • Álbuns com maior duração tendem a ter mais destaque nos resultados do Wrapped, pois o tempo de reprodução é mais valorizado que o número de faixas.
  • A banda Los Campesinos! aproveitou o Wrapped para criticar o sistema de ganhos do Spotify, comparando seus lucros com os de outras plataformas.

A internet se divertiu ontem (3) depois que o Spotify liberou os novos dados do recurso “Wrapped”, que analisa anualmente o consumo de cada usuário do serviço de streaming nos últimos 12 meses, além de oferecer outros dados interessantes para compartilhamento nas redes sociais.

Se você curte observar os resultados, já deve ter se perguntado como é feito o cálculo para chegar até o que é mostrado na tela do celular e como as métricas funcionam, que vão muito além do uso de critérios como o número de minutos ouvidos, as músicas e os artistas mais reproduzidos ou os gêneros favoritos e os podcasts mais escutados ao longo do ano.

Para uma música ser contada, por exemplo, ela precisa ser ouvida por, no mínimo, 30 segundos. Aliás, se você ouve obsessivamente um artista por duas semanas, ele vai aparecer na sua retrospectiva, mesmo que você o tenha ignorado durante todas as outras dezenas de semanas consideradas no cálculo. Talvez por isso diversas pessoas pensem que o resultado do “Wrapped” não é muito preciso, mas é porque a intensidade pode contar mais do que a repetição.

Como funciona o cálculo do Spotify Wrapped?

Outro ponto que é digno de nota é que álbuns com durações maiores tendem a figurar nos resultados mais do que discos que têm músicas curtas, porque o tempo de reprodução é mais valorizado do que o números de faixas de cada trabalho de estúdio.

Vale lembrar que cada ação que um usuário do Spotify realiza no aplicativo é registrada como um evento e os dados de streaming são reunidos em um sistema central para serem analisados e transformados em relatórios; ou seja, nada passa despercebido.

Já fez seu “Wrapped” por aí? Confira mais curiosidades no vídeo ao final da matéria!

Banda expôs quanto ganhou em todas as plataformas de streaming em 2025

Aproveitando o boom da nova edição do “Wrapped”, a banda britânica Los Campesinos!, formada em meados dos anos 2000, desabafou em publicação feita no Instagram sobre o sistema injusto de ganhos para os artistas que disponibilizam seu trabalho em plataformas como o Spotify e até apontou o quanto lucra dentro do serviço de streaming.

Citando o Bandcamp como um serviço justo para recompensas, o grupo divulgou dados divulgados de julho de 2024 a junho de 2025 e revelou que lucrou aproximadamente R$145 mil com seus 6.970.117 streams no Spotify. Para efeito de comparação, eles apontaram que, no TIDAL, teriam recebido R$370 mil pela mesma quantidade de reproduções, como você pode saber mais aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR

Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!