Banda Fontaines D.C., registro por Theo Cottle
Reprodução: Theo Cottle

Veja o resumo da notícia!

  • Fontaines D.C. lidera campanha 'Juntos Contra a Extrema-Direita' no Reino Unido, com manifestação nacional agendada em Londres para 2026.
  • Mais de 50 organizações da sociedade civil aderiram à aliança, visando defender a união e conscientizar sobre a crescente ameaça da extrema-direita.
  • A campanha conta com apoio de diversos artistas e figuras públicas, que buscam combater a exploração de pressões econômicas pela extrema-direita.
  • A iniciativa é uma resposta ao aumento de protestos da extrema-direita, incluindo um comício com a participação de figuras como Tommy Robinson.

O Fontaines D.C. lidera no Reino Unido a campanha “Juntos Contra a Extrema-Direita”, que realizará uma grande manifestação nacional em Londres, na Inglaterra, no dia 28 de março de 2026 com o objetivo de defender a união e conscientizar a população britânica sobre a crescente ameaça da extrema-direita por lá.

Cientes da importância do ato, mais de 50 organizações da sociedade civil já aderiram à aliança, incluindo Stand Up To Racism, Love Music Hate Racism, Unison, TUC, National Education Union, Friends Of The Earth e Unite The Union.

Proposto ao lado de nomes como Paloma Faith e Lenny Henry, o projeto político também envolve as participações de Leigh-Anne Pinnock, Brian Eno, Kneecap, The Charlatans, Clean Bandit, Charlotte Church, Beverley Knight, Joy Crookes, Frank Turner, Aurora, Toddla T, Napalm Death e Cornershop. Em comunicado para a imprensa, os organizadores afirmaram (via NME):

“As falsas promessas da extrema-direita exploram as pressões econômicas muito reais enfrentadas pelas pessoas comuns, usando-as para transformar imigrantes, muçulmanos e refugiados em bodes expiatórios. Em resposta, a aliança visa unir o país e mostrar que nossa verdadeira força reside na solidariedade.”

A campanha ainda tem o apoio de atores como Christopher Eccleston, Mark Rylance, David Harewood, Maxine Peake e Toby Jones, além de comediantes como Lenny Henry, Lolly Adefope, Asim Chaudhry e Mark Steel. Se você compartilha do mesmo pensamento, é possível aderir ao “Juntos Contra a Extrema-Direita” aqui.

Fontaines D.C. lidera campanha contra a extrema-direita no Reino Unido

Vale lembrar que a manifestação planejada para março é, em parte, uma resposta ao surgimento de protestos da extrema-direita no último ano.

Em setembro, a Polícia Metropolitana estimou que entre 110 e 150 mil pessoas compareceram ao comício chamado “United the Kingdom” no centro de Londres, onde o jornalista nacionalista Tommy Robinson e o bilionário conservador Elon Musk estavam entre os oradores.

Na ocasião, cerca de 5 mil manifestantes antifascistas invadiram o comício liderado pelos ativistas da extrema-direita como forma de protestar contra a onda de intolerância e ódio.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!