Massive Attack
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

A cidade de Bristol, a maior do sudoeste da Inglaterra, anunciou a promessa de descarbonizar grandes eventos musicais em 2026 como parte de um novo programa piloto inspirado no Massive Attack, que se formou por lá em 1988.

A banda, que se apresentou em São Paulo nesta quinta-feira (13) com abertura dos Irmãos Cavalera, recentemente fez um esforço consciente para reduzir as emissões de carbono em suas apresentações ao vivo com o projeto ACT 1.5.

O grupo, aliás, fez neste ano seu primeiro show em cinco anos na sua cidade natal e quebrou o recorde mundial de menor emissão de carbono em um evento ao vivo. Anunciado em 12 de novembro, o novo programa visa instalar um centro de energia móvel temporário em Bristol com a parceria de diversos fornecedores de energia limpa.

No dia a dia de suas atividades, o centro utilizará uma variedade de baterias e soluções pioneiras de hidrogênio verde. O programa piloto, lançado pela Autoridade Combinada do Prefeito do Oeste da Inglaterra e pela Prefeitura de Bristol, seguirá o exemplo do Massive Attack.

Por meio do centro de energia limpa, a iniciativa pretende reduzir a poluição em mais de 20 grandes eventos musicais, culturais, cinematográficos e televisivos realizados no território da prefeitura. Helen Godwin, prefeita da região oeste da Inglaterra, disse (via FarOut):

“Energia limpa e indústrias criativas são setores-chave para o nosso crescimento na próxima década. No próximo verão, em Bristol, grandes eventos em espaços municipais poderão seguir o exemplo do Massive Attack e reduzir a poluição em eventos ao vivo.”

Será que, um dia, alguém vai pensar algo parecido para ser implementado aqui no Brasil?

Massive Attack está envolvido com projeto para descarbonizar eventos na Inglaterra

O projeto, que ocorrerá de maio a setembro do próximo ano, será utilizado por diversos eventos com grande público que se beneficiariam com a descarbonização. Mark Donne, produtor principal da ACT 1.5, também manifestou positividade com a iniciativa:

“2026 será o verão da descarbonização para os eventos em Bristol, com mais de 20 grandes eventos descarbonizados e a introdução de um modelo totalmente novo e viável. Este é um grande passo de escala sem precedentes e o legado perfeito da transgressão do Massive Attack – não apenas para o meio ambiente, mas também para as pessoas que moram perto, trabalham ou frequentam festivais e eventos de verão.”

Aproveite para conferir alguns vídeos da apresentação do Massive Attack na capital paulista logo abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR

Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!