
Os músicos Dennis Lyxzén (vocal), Magnus Flagge (baixo) e David Sandström (bateria), membros do Refused, anunciaram uma banda de Jazz-Punk chamada Backengrillen e com formação completada pelo veterano saxofonista Mats Gustafsson, que já tocou com Sonic Youth, Kieran Hebden, Jim O’Rourke, Colin Stetson e The Ex, além de ter liderado diversos outros grupos ao longo dos últimos 30 anos.
Como você pode ver no vídeo ao final da matéria, eles se apresentaram ao vivo uma vez em 2023, mas, na época, o projeto não tomou forma após isso. Agora, dois anos depois, o quarteto retomou suas atividades e seu álbum de estreia homônimo está previsto para 23 de janeiro pela Svart Records, segundo a Brooklyn Vegan.
O primeiro single da Backengrillen é “A Hate Inferior”, que tem dez minutos de duração com solos de saxofone feitos por Gustafsson, gritos de Lyxzén e distorção pesada.
Confira a faixa também ao final da matéria!
Integrantes do Refused anunciam disco com nova banda
A Backengrillen, que se autodenomina como uma banda de “Death Metal Free Jazz antifascista, antirracista em memória de Lars Lystedt”, tem como referências musicais grupos e artistas como The Cramps, Little Richard, Albert Ayler, Polly Bradfield, Entombed, John Zorn, Misfits, Stooges, Lars Gullin e Can.
Vale lembrar que os quatro membros do Refused, incluindo o guitarrista Mattias Bärjed, disseram recentemente que iriam formar uma nova banda, mas presume-se que seja outra que nada tem a ver com essa.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR
Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!