
Um novo estudo conduzido pela plataforma francesa Deezer junto com a empresa de pesquisa Ipsos descobriu que 97% das pessoas “não conseguem distinguir” música gerada por IA da música feita por humanos.
A pesquisa, considerada “a primeira do gênero”, fez cerca de 9 mil entrevistas em oito países diferentes ao redor do mundo, pedindo aos participantes que ouvissem três faixas para determinar quais eles acreditavam ser totalmente geradas pela inteligência artificial.
Como resultado, 97% dos entrevistados “falharam” no processo, com mais da metade deles (52%), segundo a Deezer, relatando que se sentiram “desconfortáveis” por não identificarem a diferença. Além disso, 71% manifestaram choque ao saber dos resultados.
O estudo também descobriu que 55% das pessoas se sentem “curiosas” sobre canções geradas por IA, com 66% dos entrevistados dizendo que ouviriam música totalmente criada pela ferramenta pelo menos uma vez, só para matar essa curiosidade.
Na pesquisa, o Brasil se destacou por mostrar maior curiosidade (76%) em relação à IA, e os usuários entrevistados afirmaram utilizar ativamente ferramentas de inteligência artificial (42%) no dia a dia.
Mais da metade dos brasileiros (62%), inclusive, ainda acreditam que as ferramentas de inteligência artificial podem ajudá-los a descobrir novas músicas, além de acharem (59%) que a tecnologia terá um papel importante na criação de música no futuro.
Por outro lado, grande parte dos respondentes (60%) demonstraram preocupação com a possibilidade do uso da IA poder causar uma perda de criatividade na produção musical.
Se identificou?
Estudo da Deezer conclui que quase ninguém sabe reconhecer as IAs na música
Apesar dos números, apenas 19% disseram que se sentem capazes de confiar na IA. Outros 51% disseram acreditar que o uso da inteligência artificial na produção musical pode levar a músicas de baixa qualidade com som “genérico”. Em comunicado, Alexis Lanternier, CEO da Deezer, afirmou (via MixMag):
“Os resultados da pesquisa mostram claramente que as pessoas se importam com música e querem saber se estão ouvindo faixas criadas por IA ou por humanos. Também não há dúvida de que existem preocupações sobre como a música gerada por IA afetará o sustento dos artistas, a criação musical e que as empresas de IA não deveriam ter permissão para treinar seus modelos com material protegido por direitos autorais.”
O estudo foi conduzido online entre 6 e 10 de outubro com residentes dos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Países Baixos, Alemanha e Japão.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR
Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!