
Uma playlist beneficente multiplataforma chamada Sounds Right, com músicas que incorporam sons da natureza, anunciou nesta quarta-feira (5) que permitirá a qualquer artista o envio de suas canções para o projeto.
Lançada em abril de 2024, a lista de faixas reúne composições novas e antigas com sons como cantos de pássaros, ondas, vento e outros grandes sucessos da paisagem sonora da Mãe Natureza. Como explicou a Billboard, os direitos autorais gerados pela playlist, que incluem 36 composições originais adicionadas desde seu lançamento, são destinados a iniciativas de conservação.
Enquanto cientistas e ativistas de todo o mundo se reúnem nesta semana em Belém, no Pará, para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP30, a Sounds Right atualizou seu sistema permitindo aos artistas ajudar a financiar o trabalho de conservação, creditando oficialmente a “natureza” em suas músicas e as enviando para inclusão na playlist.
As inscrições já estão abertas e músicas selecionadas serão incorporadas à lista de faixas da Sounds Right com 50% dos royalties arrecadados com cada música indo para o artista e os outros 50% para causas ambientais. As faixas que ambientam a calmaria das paisagens ao nosso redor são entrelaçadas na plataforma com canções de artistas como David Bowie, Brian Eno, Hozier e Ellie Goulding.
Sounds Right dividirá royalties de música com a natureza
No último sábado (1), a Sounds Right divulgou que o projeto arrecadou, até o momento, R$2,1 milhões para iniciativas de conservação lideradas por comunidades indígenas nas regiões da Amazônia e da Bacia do Congo, somados aos R$1,2 milhão destinados a projetos nos Andes Tropicais em 2024.
Os fundos foram anunciados no palco do Global Citizen Amazônia, realizado no sábado em Belém e transmitido para todo o Brasil. A Sounds Right adicionou 14 novas faixas à playlist, todas celebrando o mundo natural da Amazônia e da África.
As contribuições amazônicas vêm de nomes como Alexia Evellyn, Pedrina, Chancha Via Circuito, Systema Solar e Monte, enquanto a música dos artistas Juls, Phila Dlozi, Olivetheboy, Bien, Blinky Bill e Lady Donli destaca os sons da região da Bacia do Congo. Em entrevista à Billboard, Cathy Runciman, codiretora executiva da EarthPercent, declarou:
“Esta coleção de faixas é uma poderosa expressão de como os artistas podem usar sua criatividade para celebrar e proteger o mundo natural em um momento tão crítico para o nosso planeta. Desde Alexia Evellyn gravando os ritmos dos rios e pássaros da Amazônia até Juls misturando a atmosfera da floresta da Bacia do Congo com o Afrobeats, e Antonio Sánchez transformando o canto dos pássaros em percussão, é inspirador ver artistas tão diversos se unindo para homenagear esses ecossistemas vitais e liderando um movimento para trazer a natureza de volta à música e à cultura.”
Antonio Sanchez, vencedor do Grammy cuja contribuição “Drumming with the Birds” explora os ritmos percussivos da avifauna amazônica, afirmou:
“É uma honra e uma emoção fazer parte do Sounds Right. Acredito que seja vital continuar abrindo novos caminhos para que as pessoas se conectem com a importância de preservar e proteger a Mãe Natureza. Esta colaboração, inspirada na Amazônia e em sua notável avifauna, celebra essa conexão. Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei de criá-la.”
Vale lembrar que o DJ brasileiro Alok também lançará em breve uma faixa especial para o projeto. Em comunicado, ele afirmou que “a natureza sempre desempenhou um papel essencial na música, e chegou a hora de ela ser reconhecida por isso”.
Vamos aguardar!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR
Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!