
Na última terça-feira (4), o IBGE lançou uma nova ferramenta que vem dominando as redes sociais: a plataforma Nomes no Brasil, que mostra a popularidade de nomes e sobrenomes no país.
Com base nos dados do Censo Demográfico de 2022, o site permite descobrir quantas pessoas compartilham o mesmo nome e em quais estados ele é mais comum. E, claro, não demorou para que os internautas começassem a procurar nomes de artistas famosos. De Madonna a Kurt Cobain, os números mostram que o amor pela música também se reflete nas certidões de nascimento.
Entre os nomes mais raros estão o da Rainha do Pop, com apenas 36 registros no país, e Usher, que aparece 22 vezes, mas apenas como sobrenome. Já John Lennon soma 768 brasileiros com o sobrenome Lennon, enquanto o eterno rei do rock, Elvis Presley, mantém sua coroa com impressionantes 23.842 registros.
Outros artistas de fama global também inspiraram pais brasileiros: Adele aparece em 1.821 nomes, Rihanna em 2.811, e Shakira em 393. Já a geração pop dos anos 2000 deixou sua marca com Avril Lavigne, que inspirou 102 pessoas chamadas Avril, e Taylor Swift, cujo nome é encontrado em 7.464 registros.
As influências do Rock também estão bem representadas. O lendário Kurt Cobain, símbolo do Grunge, aparece com 569 pessoas chamadas Kurt no Brasil, enquanto Amy Lee, vocalista do Evanescence, surge em 185 registros – geralmente grafados como “Amylee”.
Entre os nomes nacionais, Sandy continua sendo um dos mais populares, com 12.017 registros, mostrando que o prestígio da cantora brasileira atravessa gerações.
Isso que é homenagem!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR
Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!