
A música brasileira se despediu no último domingo (2) de Lô Borges, um dos membros fundadores do Clube da Esquina, que faleceu aos 73 anos deixando um legado musical extremamente precioso.
O cantor e compositor mineiro foi responsável por sucessos atemporais como “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “O Trem Azul” e “Paisagem da Janela”, que redefiniram a Música Popular Brasileira.
Ao lado de amigos e parceiros como Milton Nascimento e Beto Guedes, Lô Borges participou da criação do lendário Clube da Esquina, um movimento que revolucionou a música brasileira ao misturar rock, jazz, folk e ritmos mineiros, definindo a sonoridade onírica e poética da “mineiridade” nos anos 70.
A resposta genial de Lô Borges quando foi perguntado sobre teoria musical
Após a triste notícia da parte do músico veterano, o jornalista Rafael Capanema resgatou uma entrevista de Lô Borges em que o músico compartilha um relato sobre quando foi questionado a respeito de sua formação musical. No vídeo, que viralizou no Twitter, o cantor mineiro aparece dizendo:
“É meio pretensioso eu falar isso, mas na verdade eu falo assim… Uma vez me perguntaram com um certo desdém, ‘Você não tem teoria musical não, né? Você estuda música, você já estudou a teoria musical?’. Eu falei, ‘Não, eu faço música, o pessoal que estuda as minhas músicas’. Eu só faço música, o pessoal estuda as minhas músicas.”
A fala resume a essência de Lô Borges, cuja contribuição para a MPB é imensurável e vai muito além de qualquer teoria. Tanto é que muitas de suas canções, além de serem constantemente estudadas, atravessaram gerações e foram regravadas por grandes artistas como Elis Regina, Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, Skank, Zeca Baleiro e tantos outros.
Assista ao sensacional vídeo de Lô Borges na publicação abaixo!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!