
Com uma carreira lendária, mais de 300 milhões de discos vendidos e sucessos que atravessam gerações, Elton John chegou com folga ao status de lenda da música. Ainda assim, o astro britânico nunca escondeu sua admiração por outros compositores.
Em uma confissão recente, Elton revelou que existe uma música que ele gostaria muito de ter escrito em sua carreira, e ela é a clássica “A Song for You”, do pianista e cantor Leon Russell.
Conhecido por sua versatilidade, Russell começou a carreira aos 14 anos nos clubes noturnos de Tulsa, cidade que deu origem ao som característico que mistura Rock, Gospel e Soul. Com seu estilo único ao piano, ele se tornou um músico requisitado em estúdios e trabalhou com lendas como Ray Charles, Bob Dylan, Frank Sinatra e Doris Day. Ainda assim, foi em sua obra solo que Leon deixou uma marca duradoura, e nenhuma composição expressa isso melhor do que “A Song for You”, lançada em 1970.
A canção, escrita originalmente para Rita Coolidge, é uma declaração de amor e vulnerabilidade, com versos que falam sobre arrependimento e entrega. “Listen to the melody, ‘cause my love is in there, hiding (Ouça a melodia, porque meu amor está ali, escondido nela)”, canta Russell em um dos trechos mais marcantes.
Anos depois, Elton se lembrou com carinho do momento em que viu Leon Russell pela primeira vez (via Far Out Magazine). Foi durante um de seus primeiros shows nos Estados Unidos, no lendário Troubadour, em Los Angeles.
Quando fui aos Estados Unidos pela primeira vez, ele estava na plateia na segunda noite no Troubadour, e eu o vi. Olhei para aquela cabeleira prateada e pensei: ‘Meu Deus, é o Leon Russell!’. Fiquei paralisado por um nanosegundo. Depois do show, ele veio até mim e foi muito gentil. Ele estava começando a ficar famoso antes de mim e havia escrito uma música pela qual eu era simplesmente louco.
Com o passar dos anos, Elton percebeu que o ídolo havia caído no esquecimento e decidiu agir.
Eu quis fazer um álbum com ele porque ele tinha sido esquecido, e eu queria trazer o nome dele de volta aos holofotes; queria que ele se tornasse membro do Hall da Fama do Rock and Roll e do Hall da Fama dos Compositores. Eu queria que ele recuperasse o reconhecimento que merecia – e ele conseguiu. Existem muitas músicas que eu gostaria de ter escrito, mas essa está no topo da lista.
Encontro de lendas!