Sanae Takaichi, primeira-ministra do Japão
Foto: Kyodo

O Japão fez história nesta semana ao eleger Sanae Takaichi como a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra – e ela ainda é metaleira.

Aos 64 anos, a nova líder ganhou o apelido de “Dama de Ferro” – uma referência tanto à ex-premiê britânica Margaret Thatcher, de quem é admiradora declarada, quanto à sua paixão pelo Heavy Metal, especialmente por bandas como Iron Maiden, Black Sabbath e Deep Purple.

Fã do gênero desde a juventude, Takaichi chegou a tocar bateria em uma banda de Metal durante o período universitário. Em entrevistas, ela contou que ainda mantém o hábito de tocar um kit eletrônico em casa, geralmente à noite. “Toco depois que meu marido vai dormir”, disse em entrevista (via Consequence). Apesar da paixão pelas motos da Kawasaki, a primeira-ministra deixou de pilotar aos 32 anos, temendo acidentes que pudessem comprometer sua carreira política.

A trajetória de Takaichi na política começou no Partido Liberal Democrata (LDP), legenda tradicionalmente dominada por homens. Ela é considerada discípula do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, assassinado em 2022, e agora assume o comando do mesmo partido com a promessa de recuperar a confiança do eleitorado mais tradicional.

Com nove reeleições desde que entrou no parlamento, Takaichi ocupou diversos cargos, incluindo pastas ligadas à igualdade de gênero e segurança econômica. Sua eleição como premiê vem após três tentativas anteriores. Agora, ela enfrenta o desafio imediato de lidar com as incertezas na aliança militar e econômica com os Estados Unidos, e deve se reunir em breve com o presidente americano Donald Trump, segundo o The New York Times.

Apesar de sua ascensão histórica, a líder ainda divide opiniões quanto às políticas voltadas às mulheres. Críticos apontam que Takaichi se opõe à manutenção de sobrenomes distintos para casais e à sucessão feminina na família imperial. No entanto, sua campanha de 2025 incluiu medidas como incentivos fiscais para creches e subsídios à contratação de babás, sinalizando uma possível abertura a pautas mais inclusivas.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!