Matt Helders, do Arctic Monkeys, no Drumeo
Reprodução/YouTube

Matt Helders, baterista do Arctic Monkeys, foi o mais recente convidado da série For The First Time, do canal Drumeo.

No episódio, o britânico foi colocado diante de um desafio peculiar: ouvir e criar sua própria interpretação para “Alleviate”, música da banda norueguesa de Rock Progressivo Leprous, sem nunca ter ouvido a faixa antes.

A escolha do Leprous surgiu após outras opções – que incluíam nomes como Evanescence e Disturbed – não se encaixarem nos critérios do programa. Para manter a proposta, é necessário que o baterista convidado não tenha qualquer referência prévia da música original e, durante o quadro, ele ouve apenas uma versão sem a faixa de bateria, podendo assim criar em cima.

Helders levou ao Drumeo não apenas técnica, mas também uma visão criativa sobre como abordou a situação. “É intimidador ouvir algo tão diferente do meu repertório, mas ao mesmo tempo me dá liberdade para experimentar”, comentou durante a gravação.

O baterista do Arctic Monkeys também ressaltou a importância de “se conter” enquanto toca. Para ele, colocar energia em uma música não significa necessariamente preencher todos os espaços com viradas e batidas complexas, mas sim encontrar o equilíbrio certo para que cada parte respire. Essa filosofia ficou evidente na sua interpretação de “Alleviate”, na qual ele preferiu criar camadas e texturas rítmicas em vez de tentar reproduzir logo de cara a complexidade técnica da faixa.

Após concluir sua tentativa, como sempre acontece no programa, Helders escutou a gravação de estúdio do Leprous, interpretada por Baard Kolstad, e refletiu sobre as diferenças de estilo. Se de um lado a banda Progressiva aposta em estruturas intrincadas e uma precisão quase cirúrgica, do outro o baterista britânico trouxe uma leitura mais espontânea e orgânica.

Confira o episódio logo abaixo!

Matt Helders, do Arctic Monkeys, toca Leprous