
Em show de sua banda realizado no The Anthem, em Washington, nos Estados Unidos, na última quarta-feira (17), Shirley Manson, vocalista do Garbage, disse que o grupo nunca mais fará turnê pela América do Norte.
A revelação inesperada veio durante o discurso de Shirley no palco no qual ela acusou partes da indústria musical de “roubo”. Na ocasião, Manson explicou que a logística de fazer uma excursão como atração principal no seu próprio continente se tornou financeiramente complexa demais (via Loudersound):
“Como banda, decidimos que, basicamente devido à economia da indústria musical, precisamos reduzir nosso negócio de turnês como atração principal. Graças ao roubo da indústria fonográfica, isso tornou as turnês muito, muito difíceis. Não estamos reclamando, tivemos uma jornada incrível. Menciono isso apenas porque minha preocupação é, claro, com os jovens músicos que saem em turnê, mantêm seus empregos, tiram duas semanas de folga e viajam pelo país. Às vezes, dormem em suas vans, às vezes se hospedam em motéis realmente suspeitos, e isso é perigoso, inaceitável e realmente precisa parar. Seja lá o que estiver acontecendo, realmente precisa parar. É inseguro e inaceitável.
Então, decidimos que a situação econômica se tornou insustentável, e esta é a última vez que decidimos pegar um ônibus e fazer uma turnê pela América do Norte. É um privilégio fantástico, tão lindo, emocionante e incrível. E ainda mais porque duvido que façamos uma turnê desse tamanho novamente. Todos nós sentimos que fomos imensamente privilegiados e desfrutamos de um apoio inacreditável dos nossos fãs, de vocês. Às vezes, na indústria da música, nos dizem que somos velhos, que estamos acabados, que ninguém está interessado, que ninguém se importa, que ninguém quer nos tocar na rádio, que ninguém quer nos entrevistar. E aí vocês apareceram. Vocês disseram: ‘Vade retro, Satanás’. E não vamos esquecer isso.”
Confira o discurso de Shirley Manson ao final da matéria!
Garbage não deve mais realizar shows pela América do Norte
Por enquanto, não temos a informação se o Garbage também deixaria de se apresentar na América Latina. Vale lembrar que a banda formada em Madison, no estado americano de Wisconsin, passou pelo Brasil em Março para shows no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.
As apresentações tiveram a participação especial do grupo também dos Estados Unidos L7, conhecido pelo movimento punk feminista underground dos anos 1990 Riot Grrrl.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!