Lembra deles? Fãs recuperam jogos que usavam a rodinha do iPod clássico

Nesta segunda-feira (8), entusiastas do iPod clássico disponibilizaram na internet todos os 54 jogos da famosa rodinha de clique para o aparelho, que tanto entreteram alguns de nós antes do surgimento dos smartphones.

Após anos buscando por arquivos e burlando as restrições de DRM da Apple, o Projeto de Preservação de Jogos de Roda de Clique para iPod concluiu sua busca resgatando os títulos que devem ter deixado muitos de nós saudosistas.

Como explicou o AvClub, o projeto utilizou uma falha de segurança da Apple que permite a extração e sincronização de cópias autorizadas dos games, incluindo Sonic the Hedgehog, Pokémon e o famoso Pac-Man.

Para ajudar, os proprietários de iPods com a rodinha são convidados a colaborar no desenvolvimento fornecendo os seus jogos através de um servidor do Discord. Ao participar, os colaboradores podem interagir com os fundadores do projeto.

Você também pode acompanhar o progresso através das suas atualizações e é importante dizer que estes jogos não podem ser baixados pela App Store, o que torna o backup feito por utilizadores a única forma de os preservar.

Amantes do iPod clássico recuperam jogos com a rodinha do aparelho

No entanto, o projeto corre o risco de ser interrompido caso a Apple desligue os servidores que tratam da autorização de jogos nos iPods.

Para contornar a situação, os colaboradores descobriram uma brecha no sistema de proteção de direitos digitais (DRM) da empresa fundada por Steve Jobs que permite fazer backups manuais dos jogos autorizados.

Nesse sentido, foi criada uma máquina virtual comunitária que permite sincronizar os jogos autorizados em dispositivos iPod. Você pode ler mais no GitHub do projeto!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR

Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!