Compondo música, compositores, compositor, hits, escrevendo
Compondo música, compositores, compositor, hits, escrevendo

Um novo levantamento sobre a indústria da música mostra uma tendência curiosa: os hits das últimas décadas contam com cada vez mais compositores.

O gráfico criado por Chris Dalla Riva, conhecido por suas visualizações de dados sobre o mercado musical, revela que, enquanto nas décadas de 1960 a 1980 o número médio de compositores por música número 1 permanecia em torno de dois, a curva dispara a partir dos anos 1990.

Segundo a análise, a média passou de pouco mais de dois compositores por hit para quatro ou mais a partir dos anos 2000, estabelecendo um novo padrão na música Pop atual. Esse aumento acompanha transformações na forma de criar sucessos, que hoje envolvem times maiores de produtores, letristas e especialistas em melodias e arranjos.

A tendência também reflete mudanças na própria indústria, em que colaborações se tornaram regra. Enquanto nos anos 1960 artistas como os Beatles ou Bob Dylan eram sinônimos de composições autorais individuais ou em dupla, na era contemporânea é comum ver músicas creditando equipes inteiras, com nomes de produtores renomados, compositores convidados e até artistas que participam de pequenos trechos das letras.

“Esse é só um aperitivo do que vem por aí”, comenta o perfil que divulgou o gráfico, destacando que o autor da pesquisa está prestes a lançar um livro recheado de dados e análises sobre o mercado fonográfico. A publicação promete expandir a discussão sobre como a música se transforma ao longo das décadas e de que forma o processo de criação de um hit reflete as engrenagens da indústria.

O crescimento no número de compositores por hit número 1 mostra não apenas um padrão de colaboração maior, mas também como os bastidores da música se tornaram mais complexos.

Confira o gráfico abaixo.

Gráfico compositores hits
Via @wehavethedata