Black Sabbath vai reunir sua formação original
Black Sabbath vai reunir sua formação original

Fãs do Black Sabbath ficaram surpresos nesta semana após uma revelação inesperada de Tony Iommi, guitarrista e membro fundador da banda.

Em uma postagem no X (antigo Twitter), o músico acabou com décadas de especulação sobre o real significado do título da música “N.I.B.”, lançada no disco de estreia da banda, em 1970.

Iommi escreveu, em tom humorado:

Nós nomeamos essa música de ‘N.I.B.’, e muita gente acha que significa ‘Nativity In Black’. Mas, na verdade, era por causa da barba do Bill, que era em formato de ponta (nib) de caneta-tinteiro!

Desde os anos 1980, fãs e críticos passaram a associar o nome da faixa à expressão “Nascimento em Preto” (Nativity In Black), interpretando-a como uma referência obscura e sombria, em sintonia com a estética da banda pioneira do heavy metal.

A revelação viralizou entre fãs da banda e provocou reações mistas nas redes sociais. Enquanto alguns se divertiram com a simplicidade da história, outros ficaram desapontados por ver ruir uma das lendas mais simbólicas da discografia do Black Sabbath. Nativity In Black virou até nome de um tributo à banda, inclusive!

A faixa é conhecida por seu poderoso riff de abertura (na verdade, um solo de baixo de Geezer Butler), letras que abordam o amor sob a perspectiva do próprio diabo, e uma das primeiras composições que consolidaram o estilo sombrio e pesado que definiria o metal nas décadas seguintes.

Último show do Black Sabbath

A revelação de Iommi veio pouco depois da realização do último show da história do Black Sabbath.

No começo deste mês, a formação clássica da banda se reuniu para uma apresentação única em Birmingham, cidade natal dos músicos. O evento contou com uma série de participações especiais, e te mostramos o setlist completo por aqui.